PROAES assiste alunos residentes em seus retornos para casa durante a suspensão das aulas

publicado: 19/03/2020 14h03, última modificação: 16/04/2020 19h07

Em razão da suspensão do calendário acadêmico, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), conjuntamente com a Reitoria, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da Universidade Federal do Maranhão, iniciou o processo de viabilização da ida de alunos das residências universitárias para suas respectivas casas durante o período de prevenção ao coronavírus. Nesta quinta-feira, 15 alunos foram transportados em veículo oficial provido pela Universidade até a cidade de Santa Inês, e amanhã outra rota será feita para a Baixada Maranhense.

A UFMA também fará traslado entre as residências e as rodoviárias para os estudantes. Os residentes que decidiram ir para casa receberam auxílio emergencial para custear o transporte e a alimentação. Alunos provenientes de outros estados também receberam recursos para cobrir a passagem e alimentação na viagem.

Para a Secretária Administrativo-Financeira do Diretório Central dos Estudantes (DCE UFMA - 17 de setembro), gestão "Quem vem com tudo não cansa", a preocupação da classe de representação estudantil está relacionada aos alunos que moram na Residência Universitária, tendo em vista o momento difícil pelo qual o mundo tem vivido por conta da pandemia da Covid-19. "Mantê-los mais próximos de suas famílias e em um ambiente seguro, longe de aglomerações foram nossas principais reivindicações à PROAES e ao Comitê Operativo de Emergência da UFMA. Ficamos satisfeitos pelo pronto atendimento da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, haja vista que a Universidade, anteriormente, não dava a merecida atenção que os moradores da residência estudantil necessitam. Assim, cumprimos nosso papel como representantes da classe discente", disse.

Os demais residentes que optaram por ficar na instituição receberão da Proaes a assistência, que, inicialmente, será feita de forma presencial, e posteriormente remota. Também está sendo reforçada a segurança e os estoques de alimentação dos alunos.