Portal "EaD para você" auxilia professores no desenvolvimento de aulas a distância

publicado: 19/05/2020 14h10, última modificação: 20/05/2020 17h54

A educação na modalidade presencial é predominante nas universidades brasileiras, entretanto, em meio à pandemia, a educação a distância tornou-se uma alternativa para que haja a interação entre discentes e docentes. Porém a preparação de aulas e materiais didáticos para EaD exige técnicas diferentes daquelas usadas presencialmente.

Dessa forma, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte), criou o Portal EaD para Você, a fim de auxiliar técnicos e professores na produção de conteúdo voltado para o ambiente virtual, por meio de cursos, treinamentos e webnários.

Entre as ferramentas ofertadas, está o curso Produção de Recursos Autoinstrucionais para EAD, que é dividido em três módulos: “Planejamento educacional: por que, para que, e como fazer?”; “Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD”; e “Design instrucional para produção de recursos autoinstrucionais para EaD”. Cada módulo possui certificação de 60 horas.

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) conta com várias ferramentas que podem ser utilizadas para interação entre professores e alunos, porém muitas vezes esses aparatos são pouco explorados, porque não há domínio da ferramenta. Visto isso, foi disponibilizado no Portal o tutorial “Como acessar salas virtuais e o Sigaa”, que explana sobre os artifícios disponíveis no sistema, a fim de facilitar a experiência.

Webnário nessa quarta-feira, 20

Outro meio de capacitar os profissionais para o uso de ferramentas virtuais de ensino e aprendizagem são os webnários, que tratam de temas variados. Nessa quarta-feira, 20, às 16h, a doutora em Ciências da Informação e professora da Universidade de Brasília (UNB) Fernanda Monteiro falará sobre o “Aumento do impacto e da visibilidade dos recursos educacionais produzidos”. O evento é aberto, gratuito e estará disponível por meio do link de convite via Google Meet.