Notícias
Podcast ETC & Tal aborda novos modelos de negócio que surgem em meio à pandemia
Vinculado ao Departamento e ao Mestrado Profissional em Comunicação da UFMA, o ETC & Tal é o podcast oficial do Grupo de Pesquisa ETC (Comunicação, Tecnologia e Economia). A cada episódio, são recebidas diferentes pessoas para tratar de um dos temas centrais da pesquisa do grupo, a economia da confiança e sua relação com diversos fenômenos atuais, tais como fake news, pós-verdade, corrupção, música e empreendedorismo, projeto sob a coordenação do professor Ramon Bezerra.
Disponível em plataformas como Spotify, Deezer e Anchor, a primeira temporada do ETC e Tal foi gravada entre outubro e dezembro de 2019. Erick Sousa, participante do grupo e responsável pela gravação do podcast, contou que o modelo de distribuição por temporada foi adotado pela necessidade de as pessoas entenderem como funciona a economia da confiança.
“A ideia para março era a produção e gravação da segunda temporada. Nós íamos adentrar os setores de produção, consumo de bens e serviços em que a economia da confiança foi identificada, tais como educação, alimentação e transporte, explicando detalhadamente como cada uma delas funciona”, explanou Erick.
Entretanto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a produção teve que ser interrompida por questões de segurança. “Em um momento como este, é complicado cogitarmos colocar quatro ou cinco pessoas num ambiente fechado por horas”, ressaltou o estudante.
Para Erick, é hora de começar a observar o fenômeno social em meio à pandemia e pensar como isso poderá ser abordado na segunda temporada do podcast. “Novos modelos de negócios podem surgir por conta da quarentena, ou até mesmo esses modelos de negócios atuais podem ter que se adaptar após a pandemia, vide os shows musicais em casas lotadas dando lugar às populares lives nas redes sociais”, evidenciou.