PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal lança informativo sobre Covid-19

publicado: 11/05/2020 23h25, última modificação: 12/05/2020 10h22

O Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão lançou um informativo trazendo como temática o SARS-CoV-2. O fascículo está dividido em tópicos como “Higiene pessoal e saúde”, “Mas o que é um vírus?”, “Refletindo Com-Ciência” e uma seção denominada “Humor acadêmico”.

Meubles Borges Júnior, docente da UFMA e tutor do PET Ciências Naturais, comenta que esta edição tem o intuito de informar as pessoas sobre o que é um vírus, como ele se propaga e de como se proteger, além de orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O informativo busca também apresentar reflexões do que podemos esperar do mundo em termos sociais após a pandemia, além de questionar os leitores ao final do documento para que reflitam sobre que tipo de seres humanos pretendem ser durante e após à Covid-19”, relatou.  Ele também falou mais sobre o trabalho em entrevista à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA. Confira:

DCom – Como surgiu a ideia da produção de informativos?

Meubles Borges - Em 2015, ainda na gestão do ex-tutor Karl Max, foi lançado o primeiro informativo. Em 2016, ao realizarmos nosso planejamento anual, consideramos ser importante continuarmos com esta atividade, visto o potencial que esse material apresentava para divulgar nossas atividades e informações sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, sociedade e educação.

Além disso, permite dar visibilidade ao Instagram do grupo, uma vez que essas informações chegam facilmente a muitas pessoas. Em 2016, lançamos três números. Já em 2017 lançamos quatro exemplares. Em 2018, lançamos quatro números, e em 2019, novamente lançamos quatro informativos. Já em 2020, estamos seguindo para o seu sexto ano.

DCom – Qual o objetivo do documento?

MB - O objetivo geral do informativo é dar visibilidade às atividades do PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal, produzir material informativo sobre ciências, tecnologia, meio ambiente, educação, entre outros. Além de divulgar os docentes do campus e suas linhas de pesquisa. Também de incentivar a leitura de textos científicos, aprimorar as habilidades de escrita dos membros e realizar entrevistas com membros da comunidade científica do câmpus de Bacabal e divulgar as atividades realizadas pelo PET.

DCom – Como se constitui a estrutura dos informativos?

MB - No informativo divulgamos os professores do Câmpus de Bacabal com suas linhas e atividades de pesquisa, nossa programação e os eventos acadêmicos. Além dessas informações, em 2017, inauguramos a seção “Refletindo Com-Ciência” onde destacamos cientistas e pesquisadores. Em 2019, ampliamos a seção “Refletindo Com-Ciência”. Temos como público-alvo a comunidade acadêmica do câmpus de Bacabal, mas nas reuniões do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), realizadas no Cidade Universitária Dom Delgado, distribuo exemplares. Porém, divulgamos sempre em nosso Instagram os informativos, lá atingimos um público amplo e variado.

Em função das dificuldades de trabalho neste primeiro informativo de 2020 não tivemos a seção referente a entrevista com um docente do câmpus de Bacabal e o módulo referente à “Nossa Programação”, apenas contextualizamos nossa dificuldade atual de executar as atividades na íntegra em meio ao isolamento social, e também não detalhamos as próximas atividades, pois no momento tudo é muito mutável. Nos próximos exemplares esperamos já termos resolvido esses detalhes e preparados para novas adaptações no formato.

DCom – Como é o processo de produção?

MB - A cada nova edição realizamos reuniões para definir o tema do informativo a ser escrito, o professor a ser entrevistado e o cientista e/ou pesquisador e sua obra que será divulgada. Após a escolha do tema, eu como tutor, forneço artigos relacionados à temática para serem lidos pelos membros do grupo. Depois disso, inicia-se o processo de construção do material. No caso das entrevistas, geralmente dois alunos ficam responsáveis por realizá-la e transcrevê-la. Após transcritas, eu realizo as devidas correções do texto e envio ao entrevistado, para sua autorização na divulgação do texto. Em seguida, passamos para revisão e diagramação do impresso. Após concluído, o material é impresso e distribuído no Câmpus de Bacabal e divulgado em nosso Instagram.

Saiba mais

Para mais informações, acesse o Instagram do PET Ciências Naturais do Câmpus de Bacabal ou se preferir acesse o site do grupo.

Acesse o informativo completo