Pesquisadores de 16 países com foco em Direitos Humanos discutirão os impactos da pandemia

publicado: 04/09/2020 09h18, última modificação: 09/09/2020 11h38

Em comemoração aos 10 anos de atividades ininterruptas, o Grupo de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade (DGP-CNPQ) da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pelo professor Cássius Guimarães Chai, convida a comunidade universitária e a sociedade em geral para participar do Congresso Internacional Diálogos Críticos em Perspectivas Pandêmicas, discutindo Justiça Global, Estado de Direito e Direitos Humanos, que ocorrerá de maneira remota nos dias 10 e 11 de setembro.

O Congresso Internacional On-Line compreende os esforços conjuntos de pesquisadores para promover a cooperação acadêmica e científica internacional no atual contexto pandêmico na reflexão, no pensamento e nas análises de ações de governança, políticas públicas e processo decisório e inovação no combate aos danos diretos e colaterais causados pelos impactos sociais e institucionais da covid-19, considerando as implicações transnacionais para os sistemas político, econômico e de Estado de Direito com base em uma abordagem de Justiça Global e, localmente, para a proteção dos direitos humanos.

Com a participação de pesquisadores e autoridades de 16 países, o evento contará com a presença de conferencistas, pesquisadores, professores, promotores de Justiça, defensores de Direitos Humanos, ministros, consultores de comissões da União Europeia e da ONU, entre outros protagonistas da área para o compartilhamento de conhecimentos e experiências. “Os conferencistas têm atuações destacadas em suas áreas de investigação, emprestando, ao longo dos anos, reconhecido serviço às suas instituições e à sociedade, local e internacionalmente”, frisou Cássius Chai.

A pandemia, segundo o professor, exige de todos um pensar crítico fraterno e comprometido com a dignidade humana. “Se, globalmente, estamos abraçados no combate à covid-19, e se muitos foram sufocados pelo vírus, tendo perdas de afetos, amigos e amores, testemunhamos, no cotidiano, que os vulneráveis socialmente estão sendo eliminados. Uma extinção sem luto e no isolamento”, disse.

Por isso, continuou ele, o evento conta com o relator especial das Nações Unidas para Minorias Étnicas, o diretor da United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), agência das Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelas políticas globais de combate ao crime transnacional, programas de assistência à saúde e HIV, combate ao tráfico de pessoas, ao lado de think tanks – que pode ser traduzido como “grupos de reflexão” — de vários países do G20, G8 e da OCDE.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no site do evento. A transmissão do Congresso ocorrerá via plataforma Teams Microsoft e nos idiomas inglês e espanhol. O recurso do closed captions poderá ser utilizado, entretanto não haverá tradução simultânea.

O congresso é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com o Centro de Estudos Chineses do Instituto de Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata e com o Instituto Internacional de Pesquisas Jurídicas do Conselho de Ciências da Itália.

Veja aqui todos os conferencistas e a programação completa do evento