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Pesquisadora fala à Rádio Universidade sobre os desafios do ensino remoto no Maranhão

publicado: 24/08/2020 15h49, última modificação: 24/08/2020 16h58

“Os dados coletados serão utilizados para fazermos a análise do quadro de desigualdades do Estado do Maranhão, e o que se pode perceber a partir desse momento de ensino remoto em meio à pandemia, objetivando a orientação acerca do desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade do ensino e do acesso aos meios educativos remotos”, contou a professora Cidinalva Neris em entrevista  à Rádio Universidade FM 106,9 sobre a pesquisa “Educação em tempos de isolamento social: desafios do ensino remoto e as desigualdades socioeconômicas do Maranhão”.

A pesquisa objetiva a compreensão dos objetivos enfrentados por estudantes, familiares e docentes para desenvolver o ensino remoto durante a pandemia; identificar instrumentos educativos e práticas pedagógicas utilizadas pelas diferentes instituições de ensino no estado; analisar os aspectos emocionais desses sujeitos; analisar as condições de trabalho diante da pandemia, assim como detectar os aspectos da formação docente relativos ao ensino remoto.

Desenvolvida por Cidinalva Neris, Tatiane da Silva e Raimunda Machado, do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação da Relações Étnicas e Raciais de Gênero da UFMA, a pesquisa surgiu a partir das experiências maternas de duas das pesquisadoras, que perceberam a necessidade de acompanhamento nas atividades desenvolvidas remotamente e como isso impacta na organização das atividades cotidianas.

“A pandemia acaba por nos colocar em meio a uma necessidade de melhoria dos aspectos, principalmente no âmbito do acesso aos meios eletrônicos e digitais, assim como à internet. É uma realidade que se coloca e percebemos que não havia uma preparação para que as atividades pudessem ser desenvolvidas dessa maneira”, finalizou Cidinalva.

Acesse a entrevista completa da Rádio Universidade FM