Notícias
Pesquisa mede adesão de alunos e professores da UFMA ao ensino remoto
Desde o dia 4 de maio, a Universidade Federal do Maranhão vem realizando, pela internet, uma pesquisa sobre o ensino remoto. As estatísticas revelam que, até esta terça-feira, 19, dos 20.457 estudantes da UFMA, 10.528 já responderam às 32 perguntas que compõem o formulário; e, de um universo de 1.984 docentes, 1.279 já preencheram o questionário que contém 28 perguntas. A pesquisa foi realizada no formulário Google Forms, abrange todos os câmpus da UFMA, em São Luís e no interior, e mede o nível de adesão da comunidade universitária a um retorno do calendário acadêmico, de forma remota.
“Apesar da continuidade da consulta até o dia 30 de maio, os parâmetros estatísticos já configuram uma tendência consolidada. A qualidade estatística dos dados coletados nos permite visualizar segmentos vulneráveis ao acesso às atividades remotas, permitindo atender à parcela de alunos digitalmente excluídos de forma equitativa”, explicou a Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Li-Chang Shuen, uma das coordenadoras da pesquisa.
O Superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anilton Maia, também coordenador da pesquisa, explica como ela foi estruturada: “A pesquisa foi realizada no Google Forms, utilizando o domínio ufma.br. Estamos realizando backups a cada mil respostas, para garantir a segurança das informações, além de permitir o anonimato das respostas, dando confidencialidade aos usuários que estão respondendo ao questionário”.
A pesquisa ocorre até o dia 30 de maio pelo formulário eletrônico. Confira, abaixo, os relatórios da pesquisa já disponíveis.