Notícias

Ocorre hoje, 4, debate virtual que discute a Covid-19 e medidas de contenção social no MA

publicado: 04/06/2020 09h50, última modificação: 04/06/2020 13h02

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE) da UFMA realiza nessa quinta, 4, o debate virtual “As estimativas da Covid-19 para o Maranhão e as medidas de contenção social”. O evento inicia às 10h por meio da plataforma Google Meet.

Segundo o coordenador do PPGDSE, Welbson Madeira, a proposta do debate se consolidou após as recentes medidas do Governo do Maranhão, que autorizou o funcionamento de várias atividades nos últimos dias. “Uma das grandes inquietações é que além das subnotificações de casos da doença – admitidas pelo governo – há controvérsias quanto aos efeitos das mudanças e quanto às estimativas de prováveis novos casos”, disse.

Contribuem com o debate os professores da Universidade Allan Kardec Barros, do Departamento de Engenharia Elétrica; Alexsandro de Sousa Brito, do Departamento de Economia; e Antônio Augusto da Silva, do Departamento de Saúde Pública; além da Promotora de Justiça Titular da 19ª Promotoria de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra.

“Há uma expectativa de que, no debate, os professores apresentem informações fundamentais sobre a Covid-19 no Maranhão e apontem possíveis cenários, com base em seus respectivos estudos. Por outro lado, a presença da promotora Glória Mafra permitirá que as pessoas conheçam as avaliações do Ministério Público – que como todos lembram, propôs ao Poder Judiciário o chamado lockdown na Ilha de São Luís no mês passado”, explicou.

Os interessados em acompanhar o debate poderão acessá-lo a partir do link meet.google.com/kth-xrdd-chh. Já a comunidade acadêmica da UFMA, além da opção anterior, poderá acessar a plataforma com uso do e-mail institucional e, nesse caso, apenas para assistirem as exposições, sem possibilidade de interação direta. Segundo os organizadores, haverá um limite de participação em função da plataforma, e que os interessados receberão certificados de participação.

O evento tem apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia do Pensamento Social, do Grupo de Estudos de Hegemonia e Lutas da América Latina e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Macroeconomia.