Mais de 200 máscaras são entregues a moradores de Pinheiro por alunos e professores de Engenharia de Pesca

publicado: 13/05/2020 13h23, última modificação: 13/05/2020 14h07

O Projeto “Pesca Solidária”, composto por discentes e docentes do curso de Engenharia de Pesca do Câmpus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, entregou no sábado, 9, mais de 200 máscaras para moradores dos bairros Dondona Soares, Enseada I e II e proximidades do lixão do município de Pinheiro. O projeto foi idealizado pela estudante do quarto período de Engenharia de Pesca, Evilmara da Conceição Moraes de Sousa, sob a orientação da docente e coordenadora do curso, Yllana Ferreira Marinho.

“Eu sempre tive muita vontade de fazer algo que pudesse ajudar as pessoas da cidade de Pinheiro, um dia, conversando com amigos do curso de Engenharia de Pesca, surgiu a ideia de criar o projeto, com o objetivo de realizar ações sociais para as comunidades pesqueiras da região, possibilitando a aproximação da academia a essas comunidades e divulgando as atividades de pesquisa, ensino e extensão do curso na baixada maranhense”, relatou a acadêmica Evilmara da Conceição.

Ela ainda comenta que o projeto já arrecadou uma tonelada de alimentos no Natal Solidário de 2019, com ajuda dos professores do curso e parceiros, para ajudar os moradores da comunidade de pescadores do Coco. “O projeto começou com um grupo de quatro alunos da 4ª turma do curso de Engenharia de Pesca, e hoje recebe participação de alunos de todos os períodos, junto com docentes e alunos de outros cursos, como Medicina, Enfermagem e cursos de licenciatura”, explicou.

No início deste ano, por conta da pandemia do Sars-Cov-2, a arrecadação do Projeto Pesca Solidária foi para a confecção de máscaras. “Como forma de ajudar e combater a pandemia e a proliferação da doença na cidade de Pinheiro, o projeto resolveu ajudar os moradores da região. A ação começou desde o início de abril, quando Evilmara disponibilizou sua conta bancária para receber doações. O valor arrecadado foi utilizado para a compra de tecidos para confecção de máscaras, pagamento de costureiras e compras de embalagens para serem distribuídas junto com as máscaras”, contou a docente Yllane Ferreira.

A coordenadora de curso ainda reforça que todos os cuidados necessários foram tomados na confecção e entrega das máscaras, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O propósito é dar continuidade na campanha para que outros moradores possam ser beneficiados, uma vez que, os índices de pessoas contaminadas vêm aumentando na região.

Saiba como ajudar o projeto

Para quem quiser ajudar o Projeto Pesca Solidária basta entrar em contato com os telefones (98) 99135-5744 para ligações e/ou (98) 98884-6351, por mensagens no Whatsapp, ou pelo Instagram do Projeto.

“O ano inteiro estamos dispostos a ajudar quem precisa, mas precisamos de doações para dar continuidade nas ações sociais do projeto. Quem puder fique em casa, porque ajuda a combater a proliferação da Covid-19, e isso salva vidas e preserva quem nos ama. Para os que não podem ficar em casa, é importante a utilização de máscaras, assim como a higienização das mãos de forma correta”, pontuou a idealizadora do projeto.