Notícias
Lançamento do projeto "Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política" ocorre nesta quinta-feira, no YouTube
As pesquisadoras Isabele Mitozo, da UFMA, Camila Mont'Alverne, da Universidade Federal do Paraná (UEPR) e Edna Miola, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão lançando, nesta quinta-feira, 14, o projeto "Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política", que consiste em uma live quinzenal com mulheres especialistas na área, disponível no canal YouTube do “Grupo de Pesquisa DISCORD”, da UTFPR.
As lives são gratuitas e, embora tenham como foco principal estudantes, docentes e demais profissionais da área de Comunicação e Política, serão abertas a todas as pessoas interessadas nos temas. Serão realizadas 16 lives, reunindo 32 pesquisadoras, sempre às quintas-feiras, às 19h. As atividades encerrarão no dia 10 de dezembro. O link para a primeira live do grupo pode ser acessada no endereço https://youtu.be/6jICVzXAvgc.
A estreia, que ocorrerá amanhã, às 19h30, abordará o tema "Comunicação Pública de Estado e Campanhas de Saúde", e contará com a participação das professoras Edna Miola (UTFPR) e Pamela Pinto (Universidade de Aveiro), que serão mediadas pela docente Isabele Mitozo (UFMA).
O projeto "Diz Mulher" trará questões como comunicação pública, jornalismo político, parlamentos digitais, opinião pública, debate nas redes sociais, desinformação, dentre outros, bem como a interface deles com a pandemia da COVID-19.
A ideia do projeto é promover um debate público sobre questões de comunicação e política, a partir da expertise de mulheres pesquisadoras e profissionais dessas áreas, além de publicar conteúdos que, no contexto de pandemia e educação à distância, consistam em apoio na formação de indivíduos em temas ligados às humanidades.
As pesquisadoras que lideram o projeto fazem parte do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR). As convidadas do “Diz, mulher!” atuam em Universidades e instituições do estado e da sociedade civil em todo o Brasil, de forma a garantir uma diversidade regional do programa.
Isabele Mitozo, umas das organizadoras do projeto e professora do curso de Comunicação Social, câmpus de Imperatriz, explica que é de extrema importância ter mulheres na liderança de assuntos tão pertinentes. "Não é de hoje que observamos uma ausência de pesquisadoras em espaços de destaque na academia, como mesas-redondas, palestras de abertura de eventos e, agora, com a pandemia, nas lives que têm se ocorrido constantemente nos últimos meses", diz.
Além disso, a pesquisadora espera que o programa contribua significativamente tanto para a Universidade quanto para os discentes. "Esperamos que essas atividades sejam essenciais para a formação dos discentes, tanto no ensino quanto na pesquisa, além de estabelecer novos contatos acadêmicos entre pesquisadoras que participarão das lives e estarão disponíveis para manter contato com os alunos, ou mesmo para participar de bancas de conclusão de curso nessas instituições", conclui.
O projeto será desenvolvido com o apoio tanto dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo do câmpus de Imperatriz e de Comunicação Organizacional da UTFPR, câmpus de Curitiba, quanto dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMA - Imperatriz) e em Planejamento e Governança Pública (PPG-PGP/UTFPR).
Saiba +
De acordo com o Observatório Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 72% dos artigos científicos publicados pelo Brasil entre 2014 e 2017 são assinados por mulheres. Algo semelhante ocorre nos estudos de Comunicação e Política, pois levantamentos apontam que as mulheres representam a maioria de participantes em eventos da área desde 2016. A profícua produção nem sempre significa, porém, espaço para participar em debates, mesmo sobre assuntos de sua especialidade. Por este motivo, o “Diz, mulher!” convida as principais especialistas nos temas debatidos para oferecer uma discussão qualificada sobre temáticas fundamentais para as democracias contemporâneas.
Contatos:
•Dra. Camila Mont’Alverne (DISCORD/UTFPR e PONTE/UFPR): camilapessoa31@gmail.com
•Prof. Dra. Edna Miola (DISCORD/UTFPR e PONTE/UFPR): ednamiola@gmail.com
• Prof. Dra. Isabele Mitozo (COPS/UFMA): ibmitozo@gmail.com