HU-UFMA retoma atividades do estágio e do internato

publicado: 20/08/2020 18h00, última modificação: 20/08/2020 18h04
Publicada originalmente em 18/08/20, no portal do HU-UFMA

O ano de 2020 está sendo histórico e desafiador em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, muitos planos foram alterados e reprogramados, a exemplo do internato, estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina, e dos estágios das demais áreas da saúde no Hospital Universitário da UFMA. Fundamentado na Resolução n° 2.081 do CONSEPE, de 10 de agosto de 2020, que autoriza excepcionalmente o retorno das atividades de estágio e internato curricular obrigatório, estão retornando gradativamente a partir de hoje, 17/08, os alunos de medicina do internato e os alunos odontologia, nutrição e enfermagem que estão no último período do estágio.

Com responsabilidade e união, os desafios são superados e o compromisso com um ensino de qualidade é fortalecido. E agora com uma dose extra de segurança e cuidado. A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita da Graça Carvalhal, reforça que para o retorno dos alunos foi trabalhado uma programação bem criteriosa e respaldado na Resolução da Universidade Federal do Maranhão “Esse tempo todo, nós estávamos também, tanto quanto os alunos, esperançosos e querendo recebê-los de volta, mas para isso precisávamos ter uma resolução da Universidade. Agora, já respaldados estamos retornando com todo o cuidado para que possam frequentar o ambiente hospitalar, seguindo todas as normas exigidas. Nossa preocupação tem sido grande, desde o local da recepção, com o devido distanciamento, já garantindo os cuidados desde a chegada deles. ”

Ela acrescenta ainda que já no primeiro dia, todos estão tendo acesso as orientações do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho- SOST e do Setor de Vigilância em Saúde, assim como receberão os EPI´s para utilizarem em suas rotinas hospitalares.

Talyta Garcia, que está no último ano do internato, afirmou que esperava ansiosamente pelo retorno das atividades “Minha expectativa pelo recomeço é a melhor possível. Nós aguardávamos com uma certa ansiedade, já que somos do último ano e já vamos concluir o curso até o final do ano, se Deus quiser. Nós nos sentimos seguros em encarar esse momento e nos sentimos preparados para dar continuidade ao nosso internato e concluir o curso. ”

Pela resolução os alunos que tenham comorbidades não poderão retornar nesse momento, aguardando assim, novas orientações para o retorno no tempo adequado.

Internato

No internato hospitalar, os alunos vivenciam in loco as práticas das áreas de saúde coletiva, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral.   Ele corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina. O acadêmico tem supervisão direta de um médico responsável pelo serviço e é acompanhado por residentes. Proporciona o aprimoramento e o acúmulo de experiência para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos.  A turma inicia o internato no HU-UFMA pela área da pediatria, percorrendo posteriormente as diversas áreas.