Grupo desenvolve pesquisa sobre os impactos da pandemia em aulas de capoeira

publicado: 30/04/2020 09h00, última modificação: 30/04/2020 11h50

Em meio à pandemia da Covid-19, é necessário se adaptar ao novo cenário que surge, junto a uma série de restrições. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (Geplamec) da Universidade Federal do Maranhão, está desenvolvendo uma pesquisa que busca entender os efeitos e as estratégias na rotina dos professores de capoeira durante a pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa é coordenada pelo docente do Departamento de Educação Física da UFMA Sérgio Souza, em parceria com Clécio Araújo, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e conta também com a participação de alunos do curso de Educação Física da UFMA e de psicólogos.

"O objetivo do estudo consiste na identificação dos impactos sociais, econômicos, laborais e psicológicos na rotina dos professores de capoeira, pois a maioria deixou de ministrar aulas, participar e realizar eventos, em respeito à medida de isolamento social", contou Sérgio Souza.

Ele acrescenta que outro objetivo é a identificação das estratégias desenvolvidas para minimização dos impactos da pandemia. “Percebemos que alguns utilizam estratégias interessantes, como aulas virtuais, lives, torneios virtuais de música de capoeira, entre outros. Isso demonstra uma capacidade de adaptação ao atual contexto, na tentativa de se manter presente na vida dos alunos”, explicou.

A coleta está sendo realizada há quinze dias por meio de formulários virtuais. Sérgio acrescenta que há uma variedade de participantes de diversos estados e países, como Israel, Inglaterra, Espanha, Portugal, Austrália, Colômbia, Holanda e Itália.