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Equipe Virtual de Saúde HU-UFMA-Semus tira dúvidas sobre a Covid-19

publicado: 07/04/2020 20h23, última modificação: 30/04/2020 14h36

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e a Universidade Federal do Maranhão, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) lançam, nesta terça, 7, mais um canal de comunicação para ajudar no enfrentamento do novo coronavírus. Trata-se de um Chatbot (robô de conversação), que é um assistente que interage com as pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas.

Esse novo canal simula um ser humano na conversação com pessoas, utilizando inteligência artificial e processamento de linguagem natural. A interação acontece em tempo real, e a ferramenta atende às principais demandas dos usuários no momento em que são apresentadas. Os atendimentos acontecem 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

O chatbot auxiliará a população neste momento complicado de pandemia com informações atualizadas do HU-UFMA e da Semus para o combate ao coronavírus. Será um software disponibilizado em dois formatos: um funcionará pelo WhatsApp, no número (98) 98882-8452, em que o usuário começa seu atendimento conversando por esse número específico de celular. E o outro pela Web, por meio dos links chatbot.huufma.br/ ou chatcovid19.ufma.br/, em que o usuário SUS clica e abre um sistema para iniciar a conversa, sendo uma opção para quem não utiliza WhatsApp.

O chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HU-UFMA, Leonardo Nakahara, destacou as vantagens do novo serviço. "Em tempos de distanciamento social, o chatbot será um canal que ajudará a aproximar a comunidade ao time assistencial do HU-UFMA. Com a ferramenta, dúvidas mais corriqueiras poderão ser tratadas, e o direcionamento correto poderá ser dado. Isso vai ajudar a quem não tem acesso às informações, ou que precisa tirar dúvidas. Essa iniciativa contribuirá no enfrentamento desta pandemia mundial, pois o usuário pode obter informações na ponta dos dedos, de maneira rápida e, principalmente, longe do vírus. Aproveito para agradecer o empenho e a parceria da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFMA que muito nos ajudou nesse projeto", afirmou.

Além das informações sobre a Covid-19, as pessoas também poderão tirar dúvidas sobre serviços, consultas, exames, cirurgias, receitas e vacinação. Para acessar, é só gravar o número (98) 98882-8452 na agenda do seu celular e salvar o contato como Equipe Virtual de Saúde HU-UFMA-Semus e depois entrar em contato mandando um “Oi” via Whatsapp.

O secretário Municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, ressaltou o empenho das instituições em criar medidas que ajudem a disseminar informações sobre a doença e demais serviços. “Temos buscado várias alternativas para que a população tenha acesso à informação e tire dúvidas em relação à Covid-19. A parceria com o HU abrange todas as áreas de atendimento, desde a internação de pacientes críticos até esse app que possibilitará que se tenha acesso ao WhatsApp para obter informações rápidas e claras sobre a doença e onde há atendimento”, frisou.      

Já a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, reforçou a importância da informação para combater a transmissão do vírus. “Hoje em dia, o aplicativo WhatsApp se tornou uma das ferramentas de comunicação mais usuais para a população, e poder disponibilizar informações seguras e úteis por esse meio não só diminui a necessidade de deslocamento, como também pode servir de alerta e orientação para quem realmente precisa de ajuda médica”, disse.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, falou sobre a parceria: "Cientes da importância de levar informações confiáveis à população, prontamente a Universidade Federal do Maranhão disponibilizou toda a sua infraestrutura tecnológica para o funcionamento da ferramenta com segurança e alto desempenho. Com certeza, será um grande ganho, e ficamos felizes em contribuir para essa realização". 

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