Equipe da PROAES se capacita em uso do Google Meet para dar orientações psicológicas a alunos

publicado: 08/05/2020 12h50, última modificação: 08/05/2020 17h13

Nesta semana a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), promoveu uma capacitação sobre a plataforma Google Meet para cumprir uma etapa da preparação da equipe da assistência estudantil da UFMA para iniciar ações de orientação psicológica dos estudantes de graduação da Universidade.

A ação foi iniciada com a equipe da Divisão de Educação e Saúde da Proaes e conta com o apoio de psicólogos dos câmpus de Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Codó e Grajaú. O superintendente de Tecnologia da Informação, Anílton Maia, ministrou o treinamento com a equipe que atuará no projeto. Ele apresentou todas as funcionalidades do Google Meet, a qual será utilizada para as orientações psicológicas.

A plataforma servirá para o agendamento das teleorientações aos alunos, com integração nos respectivos e-mails institucionais, compartilhamento de informações e/ou materiais de apoio, gravação das chamadas e organização com repositório ilimitado, com total segurança, além de disponibilização de materiais no SIGAA, entre outros.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, afirmou que a ação será muito importante para a saúde mental dos estudantes. Destacou que a equipe está muito entusiasmada com o projeto e que o apoio das psicólogas das unidades acadêmicas do continente foi fundamental para construção do projeto. “A ação buscará atender os alunos de toda a UFMA, integrando todas as unidades acadêmicas”.

O pró-reitor destacou que a equipe está estudando e desenvolvendo uma rotina para atender os discentes que possuem dificuldade de conexão em internet ou que não possuem acesso. O projeto tem previsão de lançamento do passo-a-passo para ter acesso ao serviço  marcado para a próxima terça-feira, 12 de maio.