Docentes de Design convidam comunidade acadêmica para participarem de pesquisa nacional

publicado: 06/05/2020 15h16, última modificação: 06/05/2020 17h38

SÃO LUÍS - Uma pesquisa intitulada de Design for Emergency, que teve início na Itália e já é divulgada em países como Estados Unidos, Coreia do Sul e, em breve, no México, lançou um questionário on-line e está chamando pessoas no Brasil para reunir informações sobre as vivências das pessoas nas áreas afetadas pelo coronavírus, como isso muda os hábitos, os medos e as expectativas durante a pandemia.

A pesquisa — iniciativa da professora Sara Colombo e do professor Paolo Ciuccarelli, do Center for Design, da Northeastern University, nos Estados Unidos  conta com a parceria da UFMA por meio da professora do Departamento de Desenho e Tecnologia Lívia Flávia e do professor do Programa de Pós-Graduação em Design Raimundo Diniz.

No Brasil, a coordenação é do grupo de pesquisa Design em Ação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), que conta com parceria em vários locais, como a Unisinos, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A professora da USP Denise Dantas frisou que é muito importante receber respostas oriundas do Nordeste, visto que houve um expressivo aumento de casos na região. Já a professora Lívia Flávia destacou a relevância de o questionário ser respondido por cidadãos maranhenses, uma vez que é o primeiro estado a ter o lockdown decretado.

“A pesquisa busca compreender as dificuldades cotidianas vivenciadas pelas pessoas em situação de isolamento social, e por meio do Design buscar soluções para os problemas encontrados”, contou Lívia.

Para responder ao questionário, é preciso ter mais de 18 anos e estar em uma cidade ou região que está vivendo isolamento social, quarentena ou lockdown em função da pandemia da Covid-19. O segundo passo será a divulgação de dados na página do projeto e no Desafio Nacional de Design.

Mais informações no site do projeto ou nas redes sociais @deadesignusp (no Instagram e Facebook) ou @DeaUsp (no Linkedin e Twitter).

Clique aqui para ter acesso ao questionário