Docente do Câmpus São Bernardo pesquisa medicamentos para o tratamento da Covid-19

publicado: 05/05/2020 13h25, última modificação: 05/05/2020 13h39

Intitulado como “Reposicionamento de fármacos com ação antiviral contra o novo coronavírus (Covid-19)”, o projeto desenvolvido pelo professor Jefferson Almeida Rocha, da Universidade Federal do Maranhão no Câmpus São Bernardo, objetiva a seleção de fármacos que estão já disponíveis e aprovados por órgãos reguladores para outras doenças, mas que possam atuar concomitantemente para o coronavírus.

Jefferson Rocha é o coordenador do projeto na UFMA e conta com a participação de dois alunos, Ruan Bastos e Cássio Souza, ambos do curso de Ciências Naturais – Química do Câmpus São Bernardo, além do professor Francisco Lima, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e Marcelo Silva, do Instituto Federal do Pará (IFPA).

“Para a realização da pesquisa utilizamos ferramentas computacionais por meio da bioinformática e química quântica computacional para interagir as proteínas que compõem a estrutura da Covid-19 com possíveis fármacos candidatos e, por fim, observar a ativação ou inibição dessas drogas”, contou o coordenador da pesquisa.

O primeiro artigo desse extenso projeto já foi publicado e está disponível em formato online. Intitulado “Prospecção de Proteínas do Novo Coronavírus, Covid-19, e Potencial da Bioinformática na Busca de Novas Drogas Promissoras”, ele apresenta as diversas proteínas da Covid-19 e seus mecanismos farmacológicos que serão utilizados no decorrer de desenvolvimento do projeto.

Segundo o pesquisador, o principal objetivo é encontrar medicamentos que possam atuar com efetividade contra a Covid-19, visto que os medicamentos atuais em uso, como a hidroxicloroquina, que além da sua alta toxicidade, podendo provocar danos ao organismo, também não têm eficácia em todos os grupos populacionais.