Notícias
Docente da UFMA se torna membro do Conselho Consultivo do Complexo do Porto do Itaqui
O Conselho Consultivo do Complexo Portuário e Industrial do Porto do Itaqui (CCPI) realizou uma reunião por videoconferência para discutir o que foi feito no primeiro quadriênio, tratar da problemática da Covid-19 e fazer a posse do professor Danilo Lopes da UFMA como conselheiro, cuja participação da Universidade por meio do docente permite um leque de possibilidades nas mais diferentes atuações da Instituição.
O professor Danilo Lopes, diretor do Instituto de Ciências do Mar da UFMA, concedeu entrevista à Diretoria de Comunicação da Universidade para dar mais detalhes. Confira.
Dcom: Como foi feita a sua posse no Conselho Consultivo?
Danilo Lopes: Considerando o período de isolamento social, a reunião do CCPI ocorreu através de videoconferência, e a posse foi realizada de forma rápida e objetiva, onde recebi as boas vindas do governador do Maranhão e de todos os membros do Conselho. Fiz um breve discurso dando ênfase a importância da UFMA no CCPI e das ações que a universidade vem realizando no enfrentamento da Covid-19.
DCom: O que representa essa inserção da Universidade nas ações e planejamentos da EMAP?
DL: A UFMA tem a função de representar a sociedade civil no CCPI através de diversas ações, auxiliando na tomada de decisão, podendo atuar na elaboração de projetos de pesquisa e extensão, na formação de recursos humanos bem como opinando sobre as ações de captação de recursos e no planejamento estratégico do Porto do Itaqui.
DCom: Em que agrega a Universidade nesse aspecto e qual a perspectiva no quadro de atuação conjunta dessas duas instituições?
DL: Fortalecer os laços entre a instituições de ensino superior e as empresas que atuam no complexo portuário, abrindo espaço para a execução de estágios obrigatório e não obrigatório, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação tecnológica e extensão.
Dcom: Existe alguma urgência a ser trabalhada? Se sim, qual?
DL: As discussões foram voltadas para as ações do Complexo Portuário e do Governo do Estado do Maranhão no enfrentamento da pandemia da Covid-19.