Discentes da UFMA tomam posse no Consepe e no Consad, por videoconferência

por Luciano Santos publicado: 01/06/2020 19h24, última modificação: 01/06/2020 20h00

Na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, foi realizada, por meio de videoconferência, a posse Corpo Discente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Maranhão, por um mandato de um ano. A ocasião contou com a presença virtual do reitor Natalino Salgado e de diversos pró-reitores, superintendentes e diretores de setores da Instituição.

O reitor deu as boas-vindas aos novos estudantes e reforçou a importância da participação dos alunos nas decisões da Universidade, ainda mais em tempos de pandemia. “Esse grupo que toma assento no conselho para ajudar a construir uma universidade que tem propósito de servir a sociedade. A participação dos estudantes nos debates é fundamental para alcançar este objetivo. Temos muto o que fazer, muito que construir, mesmo nos tempos de pandemia nossa universidade tem feito muitas iniciativas e tem dado continuidade aos processos legais, além de colocou nossa comunidade em casa como preservação, em isolamento social”, declarou.

Ele também reiterou a relevância da representação estudantil na retomada gradual das atividades acadêmicas. “E é assim, dentro deste contexto, que vamos avançando pouco a pouco. Agora vocês também oficialmente fazem parte desta grande missão. As mídias estão aí mostrando nossos projetos, pesquisas, iniciativas, ações voltadas para a comunidade, mas agora vamos precisamos falar do ensino, e nós vamos precisar muito de vocês nesta discussão”, pontuou.

A pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, realçou este pedido e pediu apoio com as participações pontuais a serem feitas pelos novos membros em conselho. “É um momento difícil para a universidade, mas ao mesmo tempo estamos precisando dar continuidade às atividades da universidade e precisamos discutir a retomada do calendário. Sabemos que é um debate muito forte, tendo em vista a situação de vulnerabilidade de muitos estudantes, e precisamos muito do apoio dos estudantes, dos docentes e de todos os trabalham na universidade para que possamos dar continuidade com as atividades da melhor maneira possível”, declarou.

O estudante Evandro Ferreira Martins, do Câmpus de Balsas e que agora faz parte do Consad parabenizou os estudantes pela posse e reforçou o compromisso com a Instituição. “Para nós é uma satisfação imensa. Nós estamos aptos a ouvir e crescer o desenvolvimento da Universidade queremos e agradecer à gestão do professor Natalino pelas iniciativas em prol da proteção das pessoas neste momento que estamos passando”, destacou.

O estudante Marcony Edson Silva de Matos, que é responsável pela parte de comunicação do Diretório Central dos Estudantes que tomou posse em assento do Consepe, ressaltou a importância da inclusão dos estudantes nas discussões sobre a Instituição e fez elogios à gestão do reitor Natalino Salgado pelo apoio na inclusão discente nos debates da UFMA.

A aluna Milena Oliveira, que tomou posse no Consad resumiu o sentimento dos estudantes sobre a posse nos Conselhos: “Gostaria de manifestar agradecimento a todos os professores, que sempre estiveram dispostos a colaborar no que quer que precisemos. Queria dizer que nós todos conselheiros estamos à disposição da universidade, para defender sua comunidade acadêmica no que for possível, e dizer que estamos aqui na luta”, finalizou.

Confira o Termo de Posse e o nome de todos os estudantes que tomaram posse nesta segunda