Notícias

Diretoria de Internacionalização dá suporte a alunos intercambistas da UFMA

publicado: 31/03/2020 14h42, última modificação: 04/05/2020 15h48

A Diretoria de Internacionalização, por meio da Coordenação de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência, acompanha a situação de alunos intercambistas diante do panorama da pandemia do coronavírus, tomando medidas de segurança e prevenção à Covid-19 por meio de um protocolo de contato com bolsistas no exterior.

Há duas modalidades de bolsas de mobilidade: a de alunos da UFMA que estão no exterior, na mobilidade “Out”; e a de alunos estrangeiros que estão na UFMA, chamada mobilidade “In”. Ambos estão recebendo acompanhamento da instituição.

“A movimentação iniciou-se quando tivemos que abruptamente providenciar a partida de duas bolsistas estadunidenses da bolsa norte-americana Fullbright que estavam aqui, assim como todos os bolsistas americanos que estavam em diferentes países foram convocados a serem repatriados imediatamente”, contou a professora Glória França, coordenadora de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência da Diretoria de Internacionalização.

O aluno de Engenharia Elétrica Bruno Dias, que está na França, pelo programa de bolsas Brafitec, contou que a situação na França é de quarentena total e que as universidades permanecem fechadas, porém as aulas passaram a acontecer de forma on-line.

“A Université Clermont Auvergne determinou que os alunos estrangeiros que quiserem voltar para o seu país de origem podem realizar a viagem, e que será criado um plano de estudo detalhado para o aluno, que terá que retornar à França ao fim do isolamento, o que não se aplica ao meu caso. Por isso decidi ficar na França até a metade do mês de abril, que é quando terminam as aulas. A partir daí, vou ver qual situação é mais favorável para mim”, explicou o estudante.

A aluna venezuelana Yenny Guerra, do Mestrado em Engenharia Elétrica, explicou que concluiu a pós-graduação agora, mas que não tem como voltar ao seu país de origem. “Não tenho mais como me manter aqui. Concluí o Mestrado, por isso a bolsa foi suspensa. Para eu me manter aqui, teria que procurar um emprego ou fazer doutorado. Eu ia voltar agora para o meu país, mas vou ter que ficar mais tempo que o previsto”, relatou.

Contudo a Coordenação de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência frisa que, junto com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), tem dado todo o suporte a Yenny, devido à impossibilidade de reagendamento dela. A discente foi alojada na Residência Estudantil da UFMA durante o período de prevenção ao coronavírus.  “Reiteramos que as bolsas dos estrangeiros que são bolsistas na UFMA estão mantidas e que estamos dando todo o auxílio, remotamente, fazendo circular as informações o mais amplamente possível”, enfatizou a coordenadora Glória França.

Os alunos estrangeiros que eventualmente precisem de ajuda podem entrar em contato pelos e-mails ageufma.cmap@ufma.br ou internacional.map@gmail.com, ou mesmo pelas redes sociais da UFMA.