Diretores de centro e de câmpus alinham sobre o retorno das atividades no dia 14 de setembro

por Sansão Hortegal publicado: 28/08/2020 13h52, última modificação: 02/09/2020 10h11

Foi realizada, nesta sexta-feira, 28, uma reunião com os diretores de centro e de câmpus com o objetivo de esclarecer e orientar sobre o retorno das atividades administrativas, a partir do dia 14 de setembro.

Segundo a Resolução Nº 232-Consad, os setores com atribuições administrativas deverão abrir, prioritariamente, para atividades internas e procedimentos de manutenção, de forma a preparar a Instituição para o retorno presencial. Sendo assim, as chefias das unidades e subunidades têm trinta dias, contados a partir do dia 18 de agosto para organizar, de forma remota, sua rotina de atividades administrativas, visando à adequação a essa Resolução.

O pró-reitor de planejamento, gestão e transparência, Walber Lins Pontes, explicou que o retorno se dá para dinamizar as atividades administrativas, uma vez que há processos e documentos que precisam tramitar, sem que haja prejuízos para a comunidade.

“Há uma necessidade também de realizarmos manutenções nos setores para quando retornarmos nossas atividades presenciais. Precisarmos dar encaminhamento aos processos de manutenção, visto que há limite orçamentário e financeiro, e levando em consideração que passamos cinco meses fechados, algumas áreas necessitam de manutenção. Além disso, seguindo a legislação, precisamos realizar o inventário físico e patrimonial da Universidade, o que é de praxe ocorrer anualmente, e, caso não realizemos essa atividade, a UFMA pode sofrer penalização”, alertou o pró-reitor.

As disposições estabelecidas na resolução poderão sofrer alterações, em caso de mudança nas orientações das autoridades de saúde, normativas federais, estaduais ou municipais e da Universidade Federal do Maranhão. O retorno será gradativo e os pontos essenciais, mantendo o que for teórico-remoto e com atendimento agendado, a fim de evitar aglomerações.

Como exemplo, o pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares, falou da dinâmica que vem realizando no setor. “Estamos funcionando presencialmente, obedecendo aos protocolos de segurança, mas também estamos em funcionamento on-line. Quando é necessário o contato com o estudante, nós agendamos o atendimento presencial, cumprindo todas as orientações de segurança tanto para o servidor que atenderá ao discente quanto para o atendido”, disse.

A pró-reitora de gestão de pessoas, Marília Valente, enfatizou que a chefia pode flexibilizar os horários, garantindo que não haja aglomeração de pessoas na unidade de trabalho, de forma a preservar o estado de saúde do servidor. “Há situações que prescindem de resolução presencial, portanto se faz necessário o retorno do servidor, para garantir a rotina das atividades administrativas e atendimento às demandas. Prioritariamente, o atendimento continuará sendo realizado por meio remoto; e o presencial, somente via agendamento, pelos canais de comunicação disponíveis”, explicou.

Ainda segundo ela, em caso de convocação do servidor integrante do grupo de risco, pela chefia imediata, para atender à demanda presencial, ele deve se apresentar, para cumprir a atribuição, utilizando os acessórios de proteção social. "Os elementos de risco do local devem ser reduzidos, a fim de evitar a exposição do servidor", completou.

A reunião contou com a participação do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio, dos pró-reitores, superintendentes, diretores de centro e de câmpus e de técnicos-administrativos para dialogarem as ações que a Universidade está realizando para garantir mais segurança aos usuários, defendendo os protocolos orientados pelos órgãos de saúde.