Dica de quarentena: Estudante de engenharia cria canal sobre dúvidas da vida universitária

publicado: 29/04/2020 16h25, última modificação: 29/04/2020 16h29

“Eu entrei no ensino superior com o propósito de aproveitar as oportunidades de aprendizado que a universidade pode me oferecer, mas eu tive muitas dúvidas sobre o meu curso, não sabia o que era a extensão, não compreendia a dimensão do ensino universitário e, muito menos, como eu entrava em um projeto de pesquisa”, relatou o estudante do curso de Engenharia Civil da UFMA Matheus Barroso, que criou o canal “Território Universitário” para ajudar outros colegas com os mesmos dilemas.

Envolvido com projetos de extensão, de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico, estagiário de uma grande empresa portuária do Maranhão, além de aluno do oitavo período do curso de Engenharia Civil, a quarentena proporcionou ao estudante um tempo livre para colocar em prática o projeto, que foi desenvolvido na plataforma Youtube.

Formado no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, em 2019, no qual foi orador da turma, Matheus explica que entender as fronteiras de seu curso é importante para evitar uma possível evasão. “Eu resolvi criar o canal para sanar essas dúvidas e porque eu vi muitos colegas desistirem do curso devido a falta de informações para crescer no âmbito acadêmico”, contou.

Segundo o estudante, viver de maneira plena o ambiente acadêmico proporcionará maior crescimento na vida pessoal e profissional. “Espero que as pessoas vivam a universidade em sua plenitude porque aperfeiçoamos, não somente, o nosso currículo e o convívio social, mas, também, a imagem da Universidade, apresentando os resultados de nossas produções para o mundo. Dessa maneira, a proposta do meu canal é compartilhar ideias com a expectativa de que os alunos trilhem com sucesso a vida universitária”, frisou.

O canal já abordou temas como plágio, eventos científicos, metodologia interdisciplinar no ensino superior, entre outras pautas que os estudantes têm mais dúvidas.

Spoiler

O próximo vídeo será sobre as diferenças entre a pós-graduação lato sensu e stricto sensu: “Acesse o canal Território Universitário e acompanhe essa e outras dúvidas sobre o mundo acadêmico”, convidou Matheus.