Curso da UFMA de combate ao Covid-19 pela UNA-SUS ultrapassa onze mil inscritos

publicado: 09/04/2020 15h07, última modificação: 29/04/2020 12h51

Com o avanço da pandemia do coronavírus, a Universidade Federal do Maranhão, integrante da  Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), desenvolveu o curso “Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde”, que, em menos de três horas de lançamento, registrou mil inscritos. A qualificação é a primeira de uma série de cursos que serão lançados pela UNA-SUS para a capacitação em massa de profissionais.

Com menos de cinco dias de lançamento, já conta com mais de 11 mil inscritos. O curso tem uma carga horária de 15 horas, é gratuito e pode ser acessado livremente. O principal público-alvo destes cursos são os profissionais e estudantes da área da saúde, mas o acesso é livre a toda a comunidade acadêmica e à sociedade. As matrículas podem ser feitas até o dia 31 de dezembro via internet. Os interessados devem acessar o site da UNA-SUS para obter mais informações.

As vagas para os cursos são ilimitadas, e o suporte tecnológico garante milhares de inscrições. Além deste, a UFMA também desenvolveu outro curso, intitulado “O novo coronavírus e a Covid-19”, voltado para a atenção primária, secundária e terciária, que está aguardando a validação final do Ministério da Saúde para o início da oferta. A previsão é que este processo ocorra ainda nesta semana.

Segundo a diretora Interinstitucional de Tecnologias na Educação (Dinte), Ana Emília Oliveira, a UNA-SUS desenvolveu e-books visando à democratização do conhecimento para as pessoas de regiões remotas, com pouco acesso à internet. “Os livros eletrônicos, após baixados, podem ser acessados off-line. Para isso, basta baixar no celular o aplicativo Saite Store no Google Play ou Apple Store, pois é de acesso livre e gratuito”, afirma.

O usuário deverá procurar a área temática Covid-19 e fazer um download rápido dos e-books. Ela contou sobre a expectativa do curso e o retorno que estão tendo pelo sucesso do trabalho. “Considerando-se que esses cursos representam materiais educacionais de referência para o Ministério da Saúde, a nossa expectativa é que, com a ampla divulgação, cada vez mais profissionais possam se qualificar para melhor atender ao paciente e também para se proteger da Covid-19”, declarou.

A docente destaca que a iniciativa é extremamente importante, pois, dessa forma, é colocado à disposição dos profissionais e usuários material educacional desenvolvido segundo as orientações e protocolo vigente do Ministério da Saúde (MS). “Estamos recebendo excelentes devolutivas dos cursistas, que têm parabenizado constantemente a UFMA por essa iniciativa, e isso nos dá uma grande satisfação”, relatou.

Confira as orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde