REUNIÃO DO CONSELHO

Consepe debate sugestões para o retorno do calendário acadêmico

publicado: 09/07/2020 13h05, última modificação: 09/07/2020 13h05
Reunião do Consepe 08-07-2020

Foi realizada nessa quarta-feira, 8, uma reunião especial do Consepe para analisar e discutir a Instrução Normativa 002-2020, que estabelece o retorno do calendário acadêmico 2020.1. A reunião contou com a presença de 96 conselheiros, entre diretores de centro, chefes de departamentos, coordenadores de curso, da capital e dos câmpus do continente, membros da gestão superior e representantes estudantis.

A reunião iniciou com as boas-vindas do reitor, que na sequência solicitou à professora Li Chang Cristina da Silva, diretora do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que apresentasse a pesquisa realizada para averiguar as condições estruturais, de alunos e professores, de acesso de aulas remotas. Em gráficos, tabelas e textos, a professora detalhou os mais distintos aspectos da pesquisa.

Logo após, a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Diretora de Tecnologias da Educação, apresentou as ferramentas que o Portal Ead Para Você coloca à disposição dos professores para formação em ferramentas de ensino remoto. A diretora demonstrou, a partir do próprio Portal, cursos, treinamentos, webinários e recursos de edição de livros, de direitos autorais e outras, que estão à disposição dos docentes para instrumentalizar a preparação das aulas.

A apresentação seguinte ficou a cargo do Superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, que fez um balanço das ações realizadas pelo SIGAA e pelo SIGEVENTOS, demonstrando o quantitativo de crescimento percentual verificados por esses dois sistemas. Também foram apresentadas as ações da gestão para fornecer a conectividade aos alunos que não têm condições de acesso a equipamentos e à internet. Anilton Maia apresentou ainda os portais que efetivam recursos para a transparência de dados da UFMA, dentre outros instrumentos de tecnologia da informação.

A próxima apresentação foi feita pelo professor Leonardo Soares, Pró-Reitor de Assistência Estudantil, que relacionou os programas em que a Proaes atua, as ações esportivas, os eventos realizados com os estudantes, na capital e nos câmpus do interior e as benfeitorias nas residências universitárias. O professor também mostrou como deverá ser feito o controle dos restaurantes universitários.

A professora Isabel Ibarra, Pró-Reitora de Ensino, também fez um balanço das ações da Proen durante a pandemia, destacando as normativas que foram publicadas para organizar o calendário acadêmico remoto 2020.1 e 2020.2.

Reunião do Consepe 08-07-2020

Logo após, foram feitas as apresentações de cada centro. Todos os diretores ou seus representantes puderam apresentar as questões que foram levantadas nas respectivas unidades, na sequência: o CCET, CCBS, CCHST, CCSO, CCSST, CCH, CCAA, APRUMA, Centro de Bacabal, Câmpus de São Bernardo, Câmpus de Codó, Câmpus de Grajaú e Câmpus de Balsas.

Todas as unidades que apresentaram também enviaram os documentos para a Proen, que deverá fazer uma síntese das sugestões para que seja construída a resolução de retorno acadêmico.

Após ouvir todos os relatos dos centros, câmpus e da Apruma, o reitor agradeceu as contribuições e reiterou os encaminhamentos em reunião ordinária. “Vamos caminhar dentro do diálogo, de modo que tenhamos como continuar cumprindo nossa missão de ensinar, preservando nossa comunidade. Haveremos de encontrar o melhor caminho, ouvindo a todos”, destacou.

No fim da reunião, a professora Rosilda Silva Dias, do Curso de Enfermagem, pediu a palavra para elogiar o debate, sugerir que a gestão leve em conta as condições de vida dos alunos, muitos deles muito carentes, e a realização de concursos para professores.

O reitor finalizou a reunião agradecendo a presença de todos e todas e confirmou a reunião ordinária para discutir a resolução, que será feita por uma comissão, para o dia 14 de julho.