Notícias

"Comunidades Tradicionais frente à Covid-19" é tema de palestra dos grupos PET da UFMA

publicado: 21/05/2020 10h29, última modificação: 21/05/2020 10h36

Os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Maranhão (PET UFMA) promovem nesta quinta-feira, 21, a partir das 18h, uma live com o tema “Comunidades Tradicionais frente à pandemia e ataques aos territórios”, que contará com o palestrante Elio de Jesus Pantoja Alves, docente do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA e tutor do PET Comunidades Populares, sob a mediação de Juliana Mendes Sousa, acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFMA e membra do PET de Biologia.

live será transmitida pelo Instagram do PET Conexões de Saberes Comunidades Populares. Segundo Elio Pantoja, a atividade tem como objetivo demonstrar como as comunidades e povos tradicionais tem sido afetados por grandes projetos de desenvolvimento que atendem uma demanda de grupos econômicos que atuam numa rede internacional e transnacional, além de apresentar a realidade que os povos estão vivenciando em meio ao combate da Covid-19.

“Esse encontro tem o intuito de apresentar as experiências de pesquisa e trabalhos de campo das comunidades e povos tradicionais do estado do Maranhão, como as regiões da zona rural de São Luís II, de Alcântara, de Santa Rosa dos Pretos, de Santa Rita, de Godofredo Viana e de outros locais”, acrescenta.

Ele ainda enfatiza que o Programa tem dado atenção a essas situações não somente no sentido de entender e comunicar, como o caso da comunidade do Porto do Mocajutuba, na zona rural do município de Paço do Lumiar, mas também de dar uma contribuição no sentindo de discutir o modo de vidas dessas comunidades do estado, como inserção de atividades no eixo de extensão, pesquisa e ensino.

Para mais informações, acesse o Instagram do PET Conexões de Saberes Comunidades Populares, ou se preferir, envie um e-mail para petcnxcomunidadespopulares@gmail.com.