Comitê de Emergência da UFMA suspende as aulas por 30 dias como prevenção ao coronavírus

publicado: 16/03/2020 12h04, última modificação: 04/05/2020 21h01

A Universidade Federal do Maranhão, baseada em orientações do Ministério da Saúde e do Comitê Operativo de Emergência de Crise da UFMA, decidiu pela suspensão das aulas presenciais por 30 dias, a contar dessa terça-feira, 17, como medida preventiva imediata da instituição, em decorrência da disseminação do coronavírus (Covid-19) no Brasil. A decisão é válida para todos os câmpus da instituição.

Portaria GR Nº 190/2020-MR, que oficializa a determinação, também trata de outros assuntos, como a rotina administrativa da Universidade, que sofrerá alterações. O expediente será realizado em seis horas ininterruptas, objetivando a redução de exposição dos servidores. Já aqueles que compõem o grupo de risco, como maiores de 60 anos, serão dispensados de suas atividades in loco.

Para o reitor Natalino Salgado, as medidas tomadas são indispensáveis, visto que a integridade de alunos, professores e técnicos precisa ser preservada. “A suspensão ou redução das atividades no âmbito da Universidade se tornam irrelevantes quando comparadas ao valor da vida humana. Neste momento, nós não podemos hesitar em tomar decisões”, ressaltou.

A Superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Lages, frisou que há uma mobilização dos órgãos de saúde para que todos ajam de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde neste momento. “Hoje nós temos um encontro com o secretário municipal de Saúde, Lula Filho, para verificar como será organizado o fluxo de atenção à saúde, tal como a organização interna do Hospital Universitário no que se refere à quantidade de leitos disponíveis para prestar assistência no nosso estado”, afirmou.

Portaria GR Nº 189/2020-MR

Portaria GR Nº 190/2020-MR