Colação por videoconferência outorga grau a três alunos de Enfermagem de Pinheiro

por Luciano Santos publicado: 25/05/2020 14h11, última modificação: 25/05/2020 14h12

Na manhã desta segunda-feira, 25, ocorreu por meio de videoconferência mais uma Colação de Grau Especial do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST) do Câmpus de Pinheiro, referente ao primeiro semestre de 2020. A outorga do grau dos alunos Elivan da Silva Alencar, Inácio Silva Júnior e Sidney Pinheiro Almeida foi concedida pelo coordenador do curso de Enfermagem, o professor Luís Fernando Bogéa, representando o reitor Natalino Salgado.

A cerimônia atende ao que determina a Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020, publicada no Diário Oficial da Uniãoque estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Com base na MP, a Universidade Federal do Maranhão publicou a Resolução nº 1979 - Consepe, que autoriza, excepcionalmente, a antecipação da Colação de Grau de discentes que estejam no último período dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em virtude da situação decorrente do Coronavírus (Sars-COV-2).

Na ocasião, o professor Luís Fernando enfatizou a relevância da UFMA prosseguir contribuindo com a sociedade com a formação de mais profissionais que estão qualificados para atuar no sistema de saúde, no combate à Covid-19. “Queremos dizer que o sentimento é de gratidão. Este momento é feito de mutas mãos, de apoio dos professores, familares que estiveram no dia a dia acompanhando e apoiando, dos colaboradores do câmpus, a todo esse corpo somos muito gratos. Esta universidade entrega à sociedade mais três profissionais que irão muito contribuir, principalmente neste momento que precisamos de colaboradores para o cuidado na saúde”, discursou.

O diretor de Centro do Câmpus de Pinheiro, Alexandre Vitor de Lima Fonseca, ressaltou a qualidade da formação concedida pelo curso de Enfermagem de Pinheiro. A universidade cumpre seu papel quando se coloca à disposição com a formação de mais três profissionais que irão trabalhar para a sociedade, que passaram por inúmeras experencias durante o curso, com a interação de toda a comunidade acadêmica que esteve à disposição deles. O curso de Enfermagem de Pinheiro não deve em nada frente aos melhores cursos de área no Brasil, claro que dentro de nossas limitações”, elogiou.

O estudante – agora graduado - Elivan Alencar, fez agradecimentos à instituição aos familiares e amigos que o apoiaram durante sua trajetória acadêmica. “Queria agradecer a essa grande mãe UFMA que acolheu meu sonho e foi minha casa durante estes cinco anos, aos professores por serem sempre solícitos e à minha família, que sempre me apoiou e nunca desistiu de mim e do meu sonho”, celebrou.