Campanha "Bibliotecas UFMA Solidárias" distribui 130 cestas básicas a famílias vulneráveis

por Luciano Santos publicado: 08/07/2020 17h24, última modificação: 08/07/2020 17h57

Pensando em ajudar famílias do bairro do Sá Viana e alunos do curso de Biblioteconomia em situação de vulnerabilidade, a Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão promoveu uma ação solidária na manhã de hoje, 8, com a distribuição de 130 cestas básicas, dentro da campanha intitulada “Bibliotecas da UFMA Solidárias”. Ação envolveu a diretora da DIB, Cenidalva Texeira, bibliotecários e servidores públicos da UFMA.

A iniciativa começou no dia 4 de junho, com arrecadação dos participantes da campanha e de seus familiares. A ação beneficiou mais de vinte alunos em situação de vulnerabilidade, mães atendidas pela Creche Cristo-Rei e famílias observadas pela União dos Moradores do Bairro do Sá Viana, além de colaboradores da limpeza e conservação da Biblioteca Central e do Centro de Ciências Sociais da UFMA.

A diretora da DIB informou que o reitor Natalino Salgado teve participação na indicação e compartilhamento do contato das instituições atendidas. “A universidade é minha vida, já estou aqui há muitos anos, desde quando entrei como aluna em 1982, então sinto um enorme prazer de retribuir, ajudar as pessoas. Nesse momento de pandemia muitos estão precisando de apoio, de uma palavra amiga, de alimento, de carinho, e a universidade está de mãos dadas para ajudar essas pessoas”, afirmou.

Pablo Rafael Mendes, do sexto período de Biblioteconomia, foi um dos beneficiados com cesta básica pela ação e manifestou a relevância da solidariedade da Instituição. “É de suma importância, porque no curso como um todo, grande parte dos alunos não tem sequer internet, imagine condições de se manterem no próprio curso, então uma ação como essa é importante para pessoas estão passando dificuldades, que não podem trabalhar, não recebem bolsas”, comentou.

Outra discente atendida pela ação foi Leandra Cristina de Jesus Leal, do segundo período de Biblioteconomia, que se sentiu agraciada por ter sido lembrada pela campanha Bibliotecas UFMA Solidárias. “É muito importante para mim porque eu não tenho outra renda, sou mãe de duas crianças, então é importante uma iniciativa como essa, nos sentimos agraciados e muito felizes”, agradeceu.

Em seguida, os voluntários da ação deixaram em um veículo da universidade 30 cestas na residência da diretora da Creche Cristo-Rei, Terezinha Oliveira Costa, que serão distribuídas para as pessoas de maior situação de vulnerabilidade identificadas pela instituição.

“Para mim essas doações vieram em boa hora, há muitas mães que estão precisando, e só tenho a agradecer. Muita gente está passando por um momento muito ruim, falta de alimentos, falta de muitas coisas. A pandemia afetou pelo menos a metade dos que conheço, muitos desempregados, doentes sem nada em casa, que só conseguem se manter graças aos amigos”, revelou.

Campanha "Bibliotecas UFMA Solidárias" distribui cestas básicas

Trinta cestas básicas também foram destinadas para a União de Moradores do Bairro do Sá Viana, representada na ocasião pelo seu ex-presidente, Alex Kennedy Rodrigues. “Sempre estabelecemos uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão, por meio do professor Natalino Salgado. Hoje com alegria recebemos essas cestas para doação a pessoas carentes da comunidade e esperamos que a universidade continue essa boa ação, porque nesse tempo de pandemia as pessoas estão vulneráveis. Agradecemos do fundo do coração ao reitor e a toda a equipe que faz o trabalho voluntário em prol da comunidade”, elogiou.