Notícias

Assistência pedagógica e estudantil de Imperatriz prossegue trabalho remoto durante a pandemia

publicado: 20/05/2020 12h52, última modificação: 20/05/2020 17h40

Em adaptação ao atual cenário e atendendo à portaria GR nº 212/2020 que dispõe sobre o trabalho remoto no âmbito da UFMA, a Assistência Estudantil e Pedagógica do Câmpus Imperatriz permanece atendendo de forma remota. As ações estão sendo realizadas por meio do SIGAA, e-mails institucionais da equipe e e-mail da assistência estudantil, no endereço dae.ufma@gmail.com, a fim de manter o diálogo entre a direção, alunos e coordenadores. 

Já o atendimento pedagógico atua na orientação ao discente, focando no planejamento individual, a fim de que auxilie os alunos na organização dos estudos realizados durante o isolamento social. Os professores e coordenadores se envolvem, quando necessário, para que os alunos sejam incluídos no desenvolvimento de atividades acadêmicas. Para isso, estão sendo utilizados recursos virtuais como ferramenta de ensino e aprendizagem, porém sem desconsiderar as necessidades dos discentes e a possibilidade de acesso aos recursos tecnológicos. Os docentes têm participado de reuniões para treinamento e uso de recursos virtuais. 

As demandas referentes ao esclarecimento de dúvidas sobre bolsas e auxílios ocorrem por e-mail e são acolhidas pelo Serviço Social e resolvidas junto à técnicas em Assuntos Educacionais. Já o Núcleo de Apoio Psicológico, em parceria com psicólogos de variados câmpus da UFMA, desenvolve um projeto de atendimento para orientação de alunos durante a pandemia. Ademais, está sendo realizada pesquisa para avaliação da percepção dos alunos acerca dos impactos da pandemia em suas vidas. Os dados serão analisados para que haja o planejamento de ações dentro da universidade. 

Para os pedidos de auxílio emergencial, que teve significativo aumento, foi criado um e-mail exclusivo para esse tipo de demanda, no qual os discentes recebem orientações para a concessão do auxílio. Todas as solicitações são analisadas por uma comissão multiprofissional. Entretanto, alguns casos requerem maior atenção, ocasião em que o setor de Assistência Social realiza contato telefônico. Em seguida a comissão emite o parecer e envia para o aluno.