Aluno egresso do Câmpus de Grajaú realizará pesquisa sobre o coronavírus na UFPA

publicado: 03/04/2020 20h14, última modificação: 30/04/2020 14h29

“Compreender os mecanismos de ação das epidemias atuais e buscar metodologias para tratamento, prevenção e, quem sabe, desenvolver um medicamento com potencial antiviral”, conta, empolgado, Ruan Bastos, egresso do curso de Química da UFMA, quando perguntado sobre os objetivos da pesquisa que desenvolverá no Mestrado em Química Medicinal e Modelagem Molecular na Universidade Federal do Pará (UFPA), curso em que obteve sua recente aprovação em seletivo de ingresso.

Ruan ressalta que a intenção inicial não era trabalhar com vírus, mas com a bactéria Staphylococcus Aureus MRSA, um tipo resistente à meticilina, objetivando o desenvolvimento de um antibiótico de amplo espectro. Entretanto, com a epidemia do coronavírus SARS-CoV-2, mudou o foco. “Visto que minha área de pesquisa é a Química Medicinal, foi fácil perceber que seria algo útil na investigação de solução para o problema”, evidenciou.

Para o discente, é gratificante poder pesquisar sobre a Covid-19, porém ressalta que os detalhes do projeto ainda serão discutidos com o orientador, visto que a pandemia é muito recente. Ele acrescenta que almeja pesquisar algo de relevância para a sociedade, mas que os planos não incluem apenas a pesquisa. “Pretendo seguir a carreira de professor pesquisador atuando na docência superior e voltar à universidade em que fiz graduação, mas então como docente”, revelou.