Acordo com empresas garante regime especial de trabalho para terceirizados

por Sansão Hortegal publicado: 18/03/2020 17h23, última modificação: 16/04/2020 19h26

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) convocou representantes das empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza (Sol), vigilância (Potencial), portaria (LG), administrativo (Global), motoristas (GlobalTec), comunicação (Ibrapp) e jardinagem (Flores e Jardins) para uma reunião sobre a situação dos trabalhadores lotados nos câmpus da UFMA.  A Universidade está vigilante no sentido de preservar a integridade dos terceirizados orientando-os e informando-os a respeito das atividades desempenhadas neste momento de prevenção ao coronavírus.

Foram recomendadas algumas restrições no cotidiano dos colaboradores, bem como a criação de uma escala para diminuir o quantitativo de funcionários circulando nos câmpus universitários. A medida visa garantir maior proteção à saúde e reduzir a possibilidade da proliferação do Covid-19.

Na reunião, ficou acordado o revezamento das equipes de trabalho, obedecendo ao período de funcionamento da Universidade, que é das 8 às 18 horas, segundo a Instrução Normativa da Progep. “Os funcionários maiores de 60 anos ou em grupo de risco devem estar protegidos e acompanhados para que não sejam prejudicados na relação trabalhista com a empresa”, explicou o pró-reitor Walber Lins.

O atendimento será em caráter interno, cabendo à segurança patrimonial, a responsabilidade de restringir o acesso de pessoas que não estejam em atividades essenciais. “Essas ações visam adequar ao momento de emergência de saúde pública em importância internacional”, afirmou Lins.

Os gestores e os fiscais dos contratos da UFMA manterão contato direto com as empresas para buscar as melhores soluções e adequações para cada área de atuação.

“Realizaremos uma nova avaliação das ações apresentadas às empresas terceirizadas de forma contínua e ininterrupta”, concluiu o pró-reitor.