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Acolhida virtual marca retorno das atividades acadêmicas

por Sansão Hortegal publicado: 15/09/2020 09h49, última modificação: 15/09/2020 17h59

Um momento único e diferente. Assim pode ser definida a retomada do primeiro semestre letivo do ano de 2020, interrompido em março, quando o nível de infecção do novo coronavírus esteve elevado. Pela primeira vez, a Universidade Federal do Maranhão realiza uma cerimônia virtual para dar às boas-vindas aos estudantes da Universidade. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira, 14, por meio do Google Meet e transmitida pelo YouTube da DCom TV.

“Nós passamos por um momento muito difícil. O pior já passou. Essa abertura hoje de uma aula remota é um aprendizado para todos. Nós, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), buscamos desde o início da pandemia, junto com as pró-reitorias, o entendimento de que havia a necessidade de se adequar à situação. Havia a necessidade de que pudéssemos colocar todos os presentes e que ninguém ficasse ausente desse processo, ou seja, pregamos a inclusão digital de forma assídua”, afirmou o representando do DCE, Marcony Edson Silva de Matos.

Para garantir a inclusão digital de todos os estudantes, a Universidade Federal do Maranhão entregou mil tablets e ainda entregará cinco mil chips de dados aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, a fim de garantir que eles continuem, de forma remota, assistindo às aulas.

A pró-reitoria de ensino, Isabel Ibarra, ressaltou que o retorno do calendário acadêmico 2020.1 só foi possível, devido a participação de toda a comunidade acadêmica por um ideal comum, o de dar esperança aos estudantes de graduação e de pós-graduação. “A UFMA não parou, nem na pesquisa, nem na extensão. Nós realizamos um esforço hercúleo para manter a Universidade aberta, ainda que fosse à distância, mesmo com o ensino remoto e com o trabalho remoto, o que teve início primeiramente. Foi tudo um esforço para garantir que agora tenhamos um calendário regular de 2020.1. Antes, houve o calendário 2020.3”, disse.

Ela agradeceu à comunidade acadêmica que estão implicados diretamente em todas as pró-reitorias. “Não teve uma delas que deixou de lado esse esforço para retorno das atividades. Todas trabalhamos juntos, muitas vezes no sábado, no domingo, fazendo reunião com os diretores de centro, com os de câmpus, com os estudantes, foi um esforço realmente para garantir esse retorno, o que, para nós, representa uma grande vitória, principalmente, porque estamos garantindo a realização do nosso semestre, com muita garra, para que ele encerre em dezembro”, afirmou a pró-reitora.

Segundo ela, o semestre terá início com um calendário remoto, mas, aos poucos vai sendo realizado o ensino híbrido, ou seja, tendo também aulas presenciais, desde que respeite todos os protocolos de segurança. “Tudo o que aprendemos nesse período vai ficar como nosso conhecimento, mesmo quando esse vírus passar”, completou.

O reitor Natalino Salgado lembrou que o retorno do calendário, mesmo que forma remota e/ou híbrida, é resultado de diversas discussões com a comunidade acadêmica e de questionários aplicados para conhecer a realidade dos estudantes. “Nós verificamos que muitos estudantes não possuem acesso à internet ou a dispositivos que lhe garantissem esse acesso. Então, por meio do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), adquirimos mil tablets e cinco mil chips de dados, que serão entregue aos estudantes contemplados por esse edital que foi publicado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil”, contou.

Ele falou ainda que em um prazo de 20 a 30 dias, a UFMA deve receber do Ministério da Educação, por meio da RNP, os chips de dados, que está resolvendo as dificuldades do contrato com as operadoras selecionadas, então, para que não haja prejuízo, o reitor anunciou a liberação de uma bolsa de ajuda digital, que será disponibilizada de imediato nos próximos dias, até a liberação dos chips pela RNP-MEC. “Todas as ações realizadas neste período visam democratiza o acesso dos estudantes aos meios tecnológicos para a realização das nossas atividades remotas. Então, criamos uma rede de solidariedade tecnológica formada tanto em São Luís, como no continente, a fim de facilitar que esses equipamentos cheguem até os estudantes foram selecionados por meio do edital de Auxílio Inclusão Digital”, explicou.

De acordo com o reitor, essa foi apenas uma das iniciativas de inclusão neste período, mas já está em articulação uma série de outras ações que ao longo do tempo permitirá ainda mais a inclusão de todos, não só discentes, mas também docentes e técnicos. “Quero agradecer muito à Diretoria de Tecnologia na Educação, coordenada pela professora Ana Emília, e à Superintendência de Tecnologia da informação, pelo Anilton Maia, que estão de parabéns pela forma que conduziram esse processo, realizando Webinários e disponibilizando recursos e ferramentas para os docentes utilizarem e deixarem suas aulas mais dinâmicas e interativas”, agradeceu.

Este dia, 14 de setembro, marca a retomada das aulas no formato remoto e/ou híbrido com modalidades adotadas nos mais diversos cursos de graduação, a depender da área do conhecimento. Nesse formato, os cursos que necessitarem de momentos presenciais deverão cumprir as recomendações das condições sanitárias.

Os colegiados de cada curso de graduação devem definir a oferta e o planejamento acadêmico do processo de ensino emergencial remoto e/ou híbrido, e, junto às subunidades acadêmicas, eles podem também cancelar os componentes curriculares que não serão ofertados nesse formato, ofertando novas turmas de componentes curriculares originalmente não previstos, mediante anuência da subunidade acadêmica ofertante, além de avaliar e/ou alterar o número de vagas originalmente previsto nas turmas que serão ofertadas no formato modo híbrido, entre outras ações que podem ser realizadas por cada curso.

E-mail Institucional

A Universidade tem utilizado constantemente, para todas as suas atividades, o Google Meet, uma ferramenta para videoconferências. Então, para auxiliar os discentes nas atividades acadêmicas realizadas remotamente, foram disponibilizados e-mails institucionais.

Os estudantes passam a ter acesso ilimitado aos recursos do e-mail institucional da Universidade Federal do Maranhão, por meio do domínio @discente.ufma.br.

Para acessar o e-mail, o aluno precisa apenas entrar no site da UFMA, na seção “Acesso rápido”, clicar o link e-mail, selecionar a opção novo e-mail e informar seu login do SIGAA, acrescentando o @discente.ufma.br, como no exemplo:

Login: maria.silva@discente.ufma.br

Senha: a mesma usada para acessar o Sigaa

A ideia é que todos utilizem seus e-mails institucionais pela facilidade na comunicação e até mesmo para utilização nas salas do Google Meet e agendamento das aulas remotas por meio do Google Agenda.