XIII edição do Encontro Maranhense de História da Educação será iniciada na terça-feira, 6; as inscrições ficam abertas até este sábado, 3

publicado: 02/07/2021 17h39, última modificação: 02/07/2021 17h39

Na terça-feira, 6, com início às 16h20, será iniciado o XIII Encontro Maranhense de História da Educação (Emhe), que ocorrerá até o dia 9 deste mês de julho com a temática “Cultura Material Escolar na Gramática da Escola”. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (Nedhel) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação e História e com os Departamentos de Biblioteconomia e Educação I da Universidade Federal do Maranhão, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O Encontro será totalmente on-line, por meio do Youtube e Google Meet.

O evento foi organizado em três mesas-redondas, três conferências – de abertura, intermediária e de encerramento – e com apresentação de trabalhos na forma de comunicação oral e pôsteres. O Emhe é periodicidade anual, em que visa ampliar o debate à nível regional, nacional e internacional sobre a história da educação. Nesta edição, o evento conta com 280 apresentações de trabalhos científicos, com cerca de 20% a 30% deste montante elaborado por pesquisadores do interior de São Luís.

O XIII Emhe também contará com a participação de 19 pesquisadores como palestrantes e conferencistas de diferentes instituições de ensino superior, o que possibilitará a troca de experiências entre cientistas da história da educação maranhense e de outras localidades do país e de países estrangeiros. A cerimônia de abertura, encerramento e as mesas-redondas ocorrerão, de forma remota, por meio do canal do Nedhel no Youtube, e as comunicações orais e pôsteres ocorrerão em salas virtuais do Google Meet, cujos links serão enviados aos e-mails dos inscritos.

As inscrições como ouvinte ainda poderão ser feitas pela internet até esse sábado, 3, mediante o preenchimento do formulário on-line disponibilizado na página de inscrição e o pagamento da taxa de matrícula, na sessão dePrazos e Valores, disponíveis no site do Nedhel, ato que dará direito ao certificado de 40 horas.

Confira a programação

Por: Lani Sousa