UFMA realiza ação de apoio aos estudantes no Enade

publicado: 29/11/2022 11h57, última modificação: 29/11/2022 15h01

Na manhã e no início de tarde do domingo, 27, foi realizada mais uma ação de apoio aos estudantes da Universidade Federal do Maranhão que prestaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na iniciativa, foram distribuídas garrafas d’água e kits contendo caneta, marcador de página, barrinha de cereal e uma máscara — item obrigatório para a realização da prova. Este ano, o kit foi montado com nécessaires fornecidas pelo Porto do Itaqui, em parceria com a UFMA.

Os locais de prova para os discentes da UFMA foram em São Luís, no Ceuma - Renascença, no Centro de Ensino Liceu Maranhense - Centro e na UEB Dra. Maria Alice Coutinho - Turu; em Imperatriz, na Faculdade Anhanguera - Centro; e em São Bernardo, no próprio câmpus da UFMA. Os alunos que prestaram o teste são dos cursos de bacharelado do Câmpus de São Luís, de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

Já do Centro de Ciências de Imperatriz realizaram a prova foram os concluintes do curso de Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo. Do Centro de Ciências de São Bernardo, os estudantes que estiveram no exame foram do curso de Turismo. Na modalidade EaD, foram avaliados os cursos de Administração e Administração Pública.

O procurador educacional institucional, professor Romildo Sampaio, ressaltou que o Exame Nacional é considerado um componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação do país, em que as graduações que estão no ano do ciclo e têm alunos habilitados como concluintes precisam prestar a prova para cumprir parte das exigências necessárias para colarem grau.

“O Enade gera um dos principais indicadores de qualidade da educação superior do país, portanto um bom desempenho gera um bom conceito e um indicador claro da qualidade do curso. É importante ressaltar que o trabalho vem sendo feito praticamente ao longo de todo o ano, com apoio irrestrito da gestão superior, da Procuradoria Educacional Institucional, da Pró-Reitoria de Ensino e principalmente dos coordenadores e professores dos cursos, que trabalharam incessantemente durante todo o ano para que os alunos pudessem chegar preparados e terem bom desempenho na prova”, completou Sampaio.

A pró-reitora de Ensino Isabel Ibarra comentou a importância de realizar o apoio aos cursos de graduação anualmente. “Há um envolvimento muito grande dos professores, coordenadores, da Proen, da Procuradoria Educacional Institucional, porque isso reverte a melhores notas aos cursos de graduação. O slogan da campanha é ‘Mais que uma prova, um legado para o seu curso’, então uma boa nota representa isso, o retorno para o curso e novos investimento para a graduação”, afirmou.

O vice-reitor e professor Marcos Fábio Belo Matos falou sobre o envolvimento de toda a instituição. “A Universidade toda se mobiliza na época do Enade para que possa dar estrutura ao estudante para que faça a prova da melhor maneira possível, que possa ter um resultado melhor para ele e para que, a cada Enade, a UFMA melhore seus índices. É um processo na vida do aluno para que ele certifique a qualidade do ensino que recebeu da instituição, e para a Universidade é importante para que consolide suas notas”, avaliou.

Rayane Pacheco, estudante do 10º período de economia aprovou a iniciativa da Universidade. “Eu acho que é um cuidado bom da parte deles, lembro que também fizeram aulas de assuntos que mais caem nas questões, então é muito boa a preparação porque tem muitos alunos que já tinham terminado há algum tempo as disciplinas”, opinou.

Amanda Marques, 10º período de Direito, gostou muito da interação antes do exame. “É muito legal essa preocupação com o aluno. Além das aulas presenciais de preparação para o Exame, ter esse momento aqui é muito legal para nos incentivar, nos faz sentir parte da Universidade”, comentou.

Saiba mais

O Enade é um componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação do país, sendo indispensável para colação de grau. Em 2022, são avaliados estudantes concluintes de cursos das áreas do conhecimento vinculadas ao ano III do 6º ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Veja todas as fotos da ação realizada em frente ao Ceuma - Renascença:

Enade 2022 - 27-11-2022

Por: Luciano Santos