Quatorze professores recebem o título de Professor Emérito, concedido a docentes pelos altos méritos profissionais

publicado: 21/11/2022 10h02, última modificação: 18/01/2023 15h33

A Universidade Federal do Maranhão realizou, na sexta-feira, 18, no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, a solenidade de entrega do título de Professor Emérito, concedido aos docentes da Universidade pelos altos méritos profissionais e por relevantes serviços prestados à instituição. Quatorze professores, das mais diferentes áreas do conhecimento, foram contemplados com o título.

O título foi entregue aos professores Antônio Augusto Moura da Silva, Diomar das Graças Motta, Domingos da Silva Costa, Expedito Aguiar Bacelar (in memoriam), Ilma Vieira do Nascimento, Isidoro Cruz Neto, Ivone Dias Nazareth, Jayron Alberto Carvalho Ayres Guimarães, José Erasmo Campelo (in memoriam), Manuel dos Santos Faria, Maria Honorina Cordeiro Lopes, Maria Núbia Barbosa Bonfim, Sandra Maria Nascimento Sousa (in memoriam) e Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo.

A docente Maria Honorina Cordeiro fez o discurso em nome de todos os homenageados. “Agradeço pela escolha da minha pessoa para falar em nome dos meus colegas docentes e pela nossa indicação para recebermos essa tão honrosa insígnia de Professor Emérito desta Universidade que amamos. Neste momento festivo lembramos com gratidão a importância e a contribuição de todos os outros docentes que já partiram deste mundo terreno e deixaram as suas marcas no desenvolvimento científico e tecnológico da nossa grandiosa e respeitada UFMA”, discursou.

A professora Ilma Vieira (foto abaixo) comentou sobre a sensação de receber o título. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMA no período de 1997 a 2003 e atualmente é professora no PPGE. “Eu me sinto muito feliz em ser reconhecida e homenageada pela UFMA, este prêmio é o reconhecimento da importância dos trabalhos que os professores produzem na instituição”, exclamou.

O reitor Natalino Salgado parabenizou os homenageados e reconheceu a importância dos trabalhos dos docentes para Universidade. “O título de Professor Emérito é um título que confere honra, pois está muito acima dos rendimentos e das conquistas de metas. Ele diz respeito a todos aqueles que continuam capazes de oferecer o melhor de si para o bem do mundo, acrescentando o conhecimento de que a sociedade tanto necessita”, afirmou.

Além do reitor, a mesa da solenidade contou com a presença do vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; da diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Lindaval Martins Maia Maciel; do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Auro Atsushi Tanaka; e da médica e professora emérita, Maria Honorina Cordeiro.

Confira as fotos:

Entrega do título de Professor Emérito - 18-11-2022