Notícias

Professores dos câmpus São Luís, Grajaú e Codó participam do Colóquio de Filosofia Moderna

publicado: 03/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS – Professores da Universidade Federal do Maranhão participam do Colóquio Internacional de Filosofia Moderna, promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento teve início no dia 30 de novembro, e a programação será encerrada nessa sexta-feira, 4. O Colóquio conta com debates e análises de filósofos como René Descartes, Immanuel Kant, John Locke e Gottfrid Wilhelm Leibniz, e é realizado por meio do Google Meet.

Os professores Maria Olília Serra e Hélder Machado Passos, do Departamento de Filosofia do Câmpus São Luís; Ubiratane de Morais Rodrigues, do Câmpus Grajaú; e Domingos Ribeiro Mendes Júnior, do Câmpus Codó, participam do evento como debatedores. O primeiro docente a entrar em debate foi Hélder Passos, na mesa-redonda “Tertúlia Filosófica: Mente pura e atenta, que nasce da mera luz da razão”. O professor Ubiratane de Morais esteve na mesa-redonda “A busca da verdade consiste em uma espécie de falcoaria”, na quarta, 2, o professor Domingos Ribeiro, em “Existe em nós alguma coisa que tem o poder de pensar”, nesta quinta, 3. A professora Olília Serra estará nessa sexta, 4 em “O raciocínio exato e justo é o único remédio universal, apropriado para todas as pessoas e todas as inclinações”.

A professora Olília enfatizou a relevância da participação dos professores no Colóquio. “É importante a participação de professores de Filosofia da UFMA para compartilhar suas pesquisas com professores e discentes de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino superior, principalmente do Nordeste e do exterior”. O evento contou com a participação de professores de federais e estaduais de nove estados brasileiros, além do professor espanhol Juan Nicolás, especialista nos estudos do filósofo alemão Leibniz.

“Toda a tradição filosófica com suas questões é importante para os pesquisadores e estudiosos da Filosofia. Os filósofos, com suas reflexões sobre a condição humana, a transcendência, nos fazem pensar no tempo presente. Na filosofia moderna, cito como exemplo Kant e Jean-Jacques Rousseau com suas contribuições para a educação, o direito, a política e a ética”, finalizou Olília.

A programação completa do evento está disponível no site do Programa de Pós-Graduação da UFPB.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Andressa Algave
Última alteração em: 03/12/2020 22:04