Professora do Câmpus de Pinheiro participa de pesquisa sobre descoberta de nova espécie de planta encontra nas margens da Avenida Litorânea, em São Luís

publicado: 01/04/2021 16h00, última modificação: 01/04/2021 15h57

A professora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia do Câmpus de Pinheiro, Raysa Valéria Carvalho Saraiva, junto a docentes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu uma pesquisa sobre uma nova espécie de “Buchnera Nordestina”, que foi encontrada em São Luís, nas margens da Avenida Litorânea. Essa descoberta foi divulgada inclusive na Acta Botânica Brasílica, revista científica da Sociedade Botânica do Brasil.

A pesquisa incluiu coletas adicionais de exemplares em restinga na Praia do Calhau (São Luís), observação e fotografia das plantas vivas em seu habitat, além de análise em laboratório para elaboração de descrições e medições de caracteres morfológicos. Por fim, foi feita a redação do manuscrito em colaboração entre os professores da UFMA, UEMA e USP.

Esta espécie foi recolhida pela primeira há 160 anos e recebeu o epiteto “Nordestina”, porque foi registrada exclusivamente na região Nordeste do Brasil, em áreas de restinga e cerrado dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, principalmente sobre solos ricos em óxidos de ferro e alumínio (lateríticos), boa parte das vezes estando próximas à praia e expostas ao vento e a maresia.

Nas orlas de São Luís, é possível observar espécimes da planta crescendo na vegetação das dunas. São ervas com cerca de 10 a 60 cm de altura, com caules e folhas verdes a vináceos, com pequenas flores em tons que variam entre o branco e o róseo. A espécie floresce entre maio e dezembro, durante a estação seca.

Para conferir a pesquisa completa, acesse o link

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo