Notícias
Professora da UFMA publica artigo em revista internacional sobre tradução e ecologia

A professora Emilie Audigier, do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), teve seu artigo publicado na prestigiada revista francesa Littérature, no número 216, que traz como tema “Traduction et écologie” (Tradução e Ecologia). A edição, coordenada por Isabelle Poulin e Tiphaine Samoyault, propõe reflexões críticas sobre os vínculos entre práticas tradutórias, relações de poder e os ecossistemas naturais e linguísticos.
O artigo da professora, intitulado “Traduire ou la dévoration du jaguar” (Traduzir ou devoração do jaguar), analisa a tradução da obra ‘Meu destino é ser onça’, do escritor brasileiro Alberto Mussa. O livro, baseado em relatos cosmogônicos tupinambá, mobiliza diversas línguas e culturas, sendo considerado pela pesquisadora um objeto labiríntico.
“O artigo relata a análise de uma experiência de tradução do livro de relatos comogônicos tupinambá ‘Meu destino é ser onça’, de Alberto Mussa, uma operação não pacífica nem serena, tanto as fontes do escritor foram numerosas, as línguas entrelaçadas e o objeto larbiríntico”, explica Audigier. “O livro nasce das narrativas das cosmovisões alternativas tupi, que chegam com um trabalho incansável de tradução das línguas indígenas (pelos conquistadores europeus que os relataram, e por seus descendentes hoje que os perpetuaram), e de sua restauração no Brasil, fora do enquadramento europeu”, completa.
A publicação na Littérature marca um feito relevante, sendo a primeira edição inteiramente dedicada ao tema da tradução. “É o primeiro número de uma revista tradicional inteiramente e exclusivamente dedicado à tradução. Ligando a temática da ecologia à área da tradução, o conjunto exemplifica como essa ‘virada ecológica’ está viva e permite renovar os campos já constituídos”, ressalta.
A participação da professora Emilie se deu a partir de uma rede de colaborações com universidades francesas. “Após a coorganização de um colóquio sobre Tradução e Ecologia com a Université Bordeaux Montaigne e UFMA em 2023, ele nos permitiu medir a importância do cruzamento desta junção entre áreas. Este número, a revista foi resultado do colóquio”, explica. Ela também participou anteriormente do volume História das Traduções em Língua Francesa século XX, publicado pela editora Verdier em 2019, ao lado de dezenas de pesquisadores.
A revista Littérature, fundada em 1971 e publicada pela Universidade de Sorbonne, é referência nas ciências humanas e na crítica literária internacional. A edição está disponível on-line no site da editora Armand Colin. A publicação do artigo reforça o compromisso da Universidade com a pesquisa de excelência e a internacionalização da produção acadêmica. O reconhecimento em uma revista de prestígio internacional evidencia o papel ativo da instituição nos debates contemporâneos sobre linguagem, cultura e meio ambiente, fortalecendo ainda mais sua inserção no cenário científico global.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante