II Simpósio Internacional de Lógica e Filosofia Analítica será realizado em novembro

publicado: 04/10/2022 11h31, última modificação: 04/10/2022 15h44

O Núcleo de Lógica e Filosofia Analítica (Nelf) da UFMA realizará, de 22 a 25 de novembro, o II Simpósio Internacional de Lógica e Filosofia Analítica (Silfa). As inscrições para a submissão de trabalhos já estão abertas e vão até o dia 4 de novembro, e os resumos selecionados serão divulgados no dia 11 de novembro.  O evento ocorrerá no Auditório A – Mário Meirelles, do Centro de Ciências Humanas (CCH).

O II Silfa contará com palestras de participantes do Nelf e de conferencistas convidados, como os professores Catarina Novaes, da Universidade Livre de Amsterdã (Vrije Universiteit Amsterdam); Décio Krause, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jonas Arenhart, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Diego Tajer, do Instituto de Investigações Filosóficas da Argentina (IIF-Conicet Sadaf) e do Centro de Filosofia Matemática de Munique (MCMP-LMU), Alemanha.

Para se inscrever, acesse a página do Sigeventos e, para mais informações, acesse o site do evento.

Saiba mais

O Nelf desenvolve pesquisas sobre vários temas da Filosofia Analítica, com destaque para assuntos como Lógica, Filosofia da Lógica, Filosofia da Matemática, Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência e Epistemologia. O objetivo do grupo é integrar, articular e promover as atividades dos grupos de estudo, projetos de pesquisa, ensino e extensão das áreas de Lógica e Filosofia Analítica na Universidade.

O Núcleo de Estudos em Lógica e Filosofia Analítica é vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, e os objetivos do grupo são: integrar e articular as atividades dos grupos de estudo e projetos de pesquisa voltados aos temas de interesse do Nelf, no âmbito da UFMA; realizar regularmente vários eventos acadêmicos nas áreas de interesse do Núcleo, que visa à divulgação dos resultados de pesquisas, bem como ao intercâmbio e à cooperação com pesquisadores de outros grupos e instituições; e organizar publicações, na forma de livros, periódicos ou manuais didáticos, dentro dos temas de interesse do grupo e contribuir para a atividade de ensino e extensão nas áreas do Núcleo, que inclui acompanhamentos de monitoria e estágio supervisionado.

O Nelf foi originado do Grupo de Estudos em Lógica e Filosofia Formal (Gelf), liderado pelo professor Márcio Pereira, e está em atividade desde 2016. A criação do Núcleo foi proposta pelo professor Éderson Melo como uma entidade capaz de aglutinar os vários pesquisadores independentes e grupos de pesquisa na área de filosofia analítica em atuação na Universidade. Melo coordenou o Núcleo desde sua instalação, em junho de 2020, até agosto de 2021. A criação do grupo foi oficializada pela Resolução Nº 2.157 – Consepe, de 22 de março de 2021.

Por: Jarina Milena

Produção: Alan Veras