II Diálogo Diversus promove ciclo de webinários sobre as transformações da comunicação

publicado: 03/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - Começou, na terça-feira, 1º, o II Diálogo Diversus, com o tema “Conectando Relações — ciclo de webinários sobre as transformações da comunicação”. O evento, promovido pelo grupo de pesquisa Diversus, ligado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA, contou com a organização por parte dos discentes da disciplina de “Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais”, ministrada pela professora Nilma Lima, e foi transmitido pelo Youtube.

A mesa virtual da solenidade de abertura foi composta pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, que representou o reitor Natalino Salgado; a representante do grupo de Diversus, professora Francinete Louseiro; a diretora do Centro de Ciências Sociais da UFMA, Lindalva Maciel; o coordenador do curso de Comunicação Social da UFMA, Márcio Monteiro; o chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Carlos Benalves; a professora de Relações Públicas da UFMA Nilma Lima; e o aluno líder da respectiva disciplina de Planejamento, Lucas Nunes.

Carlos Benalves mencionou a importância do evento. “Mesmo com a realização desse webinário, neste momento que está sendo tão difícil para todo mundo, cada um passou e passa por esse momento com as suas dores e com as suas angústias, a UFMA mantém o seu compromisso com as suas atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, e este evento é mais uma prova disso”, comentou.

Na realização da palestra, “Relações públicas: as formas de mobilização e cooperação na dinâmica dos públicos”, mediada pela professora Melissa Rabelo, o palestrante e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Márcio Simeone, tratou sobre os relacionamentos das organizações com os públicos e aprofundou a explanação a respeito do movimento dos públicos foco das instituições.

“Os públicos formam estruturas para a ação coletiva. Em relação a isso, uma causa que temos estudado é em torno da mineração, que é o movimento dos atingidos pela Vale. Nós temos movimentos sociais que, de alguma maneira, se organizam para ter alguma estrutura para lutar contra algo, para exercer um poder de influência ou denunciar alguma coisa”, ressaltou Simeone.

Saiba mais

O evento visa fomentar a discussão a respeito de temas emergentes inseridos no âmbito da comunicação, relacionando com as transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, além de proporcionar o compartilhamento de diversas perspectivas e experiências na área acadêmica e profissional.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante