Notícias

HU-UFMA recebe visita do presidente da Fapema

publicado: 06/07/2021 11h13, última modificação: 06/07/2021 15h40

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) é uma unidade acadêmica de referência para a assistência e um dos maiores celeiros de pesquisa no estado. Por isso promoveu um encontro nessa segunda-feira, 5, com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A visita teve por objetivo uma possível cooperação institucional para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico local.

Na ocasião, o diretor presidente da Fapema, André Santos, foi recebido pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; pelo pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), Fernando Carvalho; pela gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal; pelo Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito; e pelo chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UFMA, Gil Eanes.

O momento foi iniciado por uma apresentação da superintendente mostrando a estrutura e o funcionamento da instituição, dando destaque ao Parque Tecnológico e aos laboratórios que são voltados para a pesquisa. Na oportunidade, houve a participação do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, que fez questão de receber o visitante mesmo que de forma virtual, pois destacou como sendo um momento importante para a instituição por ser um campo de ensino e pesquisa de grande relevância.

Para o diretor presidente da Fapema, professor André Santos, esse encontro foi bastante oportuno por permitir o entendimento das necessidades da instituição. “Vim ao hospital a pedido do professor Fernando com o intuito de saber quais pesquisas estão sendo realizadas e assim estreitar as relações com a Fapema. Além de ter um entendimento maior de como podemos auxiliar, em quais ações específicas o hospital tem necessidades, seja na Graduação ou no Doutorado, e esperar que a gente possa, não só de maneira específica, mas também de maneira mais ampla ajudar o nosso estado”.  

Já o pró-reitor Fernando Carvalho ressaltou a visita como uma oportunidade única de conhecimento e fomento para a pesquisa. “A vinda do presidente da Fapema ao HU é muito importante por ser a nossa maior unidade acadêmica de pesquisa, o que possibilitou mostrar todo o potencial que temos hoje para desenvolvimento de pesquisa em áreas de ponta, e esse apoio mais de perto nessas pesquisas são importantíssimos para o Estado do Maranhão”.  

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ficou feliz em receber o presidente da Fapema e poder vislumbrar parcerias. “O momento nos trouxe a esperança de fomentar e desenvolver ainda mais nossas pesquisas, além de poder mostrar todo o potencial tecnológico e do corpo técnico da instituição. Ficamos felizes em saber que podemos fechar uma cooperação institucional e beneficiar o desenvolvimento científico do nosso estado”.  

Publicado originalmente em 06/07/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome     

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: