Notícias

Egresso da UFMA realiza pesquisa com foco no Programa Nosso Centro

publicado: 01/07/2021 15h33, última modificação: 01/07/2021 22h17
Jean Carlos da Silva Monteiro é aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão
Jean Monteiro.jpeg

O jornalista e pesquisador Jean Carlos da Silva Monteiro, egresso do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está desenvolvendo uma pesquisa científica sobre o Centro Histórico de São Luís com foco no Programa Nosso Centro.

O programa, criado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, a conservação e valorização da história de São Luís com base em um conjunto de ações estratégicas de valorização do Centro Histórico da cidade.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a pesquisa analisa as práticas de comunicação estratégica utilizadas na divulgação das ações do Programa Nosso Centro na mídia social Instagram.

De acordo com Jean Monteiro, o Instagram é uma ferramenta muito utilizada pelo alcance das imagens e, por isso, tornou-se necessário compreender quais outras práticas comunicacionais são efetivadas pelo Programa nessa plataforma.

“Com este estudo, busco verificar a efetividade e a eficácia das práticas e técnicas comunicacionais utilizadas pelo Nosso Centro na divulgação de suas ações, assim como a sua relação com os seguidores do perfil”, ressaltou o egresso da UFMA.

A pesquisa é realizada por meio da netnografia, uma adaptação da metodologia de pesquisa etnográfica para ambientes digitais. Por meio dela é possível compreender os aspectos culturais das comunidades no ciberespaço, como o Instagram, tais quais suas características, práticas e seus comportamentos.

Sobre o egresso

Jean Monteiro é graduado em Comunicação Social - Jornalismo, especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia e mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia.

Por: Jean Monteiro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: