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Diversidade de conteúdo, inclusão digital e inovação tecnológica: o tripé que levou a UNA-SUS-UFMA a ultrapassar 1,5 mi matrículas em cursos da saúde

publicado: 16/11/2022 09h29, última modificação: 18/11/2022 02h11
Diversidade de conteúdo, inclusão digital e inovação tecnológica o tripé que levou a UNA-SUS-UFMA ultrapassar 1,5 mi matrículas em cursos da saúde.png

Diversidade de conteúdo, múltiplos recursos educacionais e ofertas gratuitas disponíveis em todo o Brasil ao alcance das mãos. Com essas diretrizes, a UNA-SUS-UFMA estabeleceu novo marco histórico no cenário educacional EAD na área da saúde. Hoje, a plataforma unasus.ufma.br soma mais de 1.500.000 matrículas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS é formado por 36 instituições de ensino superior renomadas que oferecem cursos a distância gratuitamente. Entre elas, a UFMA vem liderando o ranking de lançamento de ofertas educacionais, disponibilizando cerca de 30 capacitações com inscrições abertas em todo o país.

Os cursos de maior adesão, ao longo dessa trajetória, são os que compõem o Programa de capacitação em Atenção à pessoa com deficiência, com 128.838 e o Programa de Saúde bucal, com mais de 100 mil matriculados em todo o país.

Na Universidade, a UNA-SUS faz parte das ações da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) com foco na democratização do conhecimento, promovendo institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e projetos relacionadas ao ensino EaD.

“Procedimentos menos invasivos, novas práticas e técnicas refletem em benefícios para a população e podem ser ofertados por meio de capacitações específicas da área. Dessa maneira, nossas ofertas oportunizam a difusão do conhecimento no atendimento mais humanizado e completo, com atenção especial aos serviços do Sistema Único de Saúde”, declara a diretora da DTED e coordenadora-geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

As capacitações têm metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores, com início imediato e cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo. Os cursos possuem enfoque prático, baseado na rotina dos profissionais e em suas reais necessidades, além de serem ofertados continuamente — 2 a 3 lançamentos por mês.

Games UNA-SUS-UFMA — Desde a sua fundação, em 2010, a UNA-SUS-UFMA disponibiliza cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão gratuitos no campo da saúde, uma das áreas que mais passam por evoluções e avanços no cenário científico, profissional e educacional.

Nesse contexto, a instituição cria a melhor experiência de aprendizado on-line no processo educativo na área da saúde utilizando diversas estratégias de gamificação, como, por exemplo, a plataforma Game Case, composta por três jogos educacionais que abordam a resolução de casos clínicos: Clinical Case, Dental Case e Medical Case.

“Os games são desenvolvidos para aliar entretenimento à simulação de situações do cotidiano. Assim, é possível solucionar casos clínicos sobre diferentes áreas, incluindo casos odontológicos, médicos e as mais diversas temáticas da Atenção Primária em Saúde, facilitando a aprendizagem permeada por testes de conhecimento, a tomada de decisões e utilizando um ambiente onde o feedback é automático e rápido”, explica a coordenadora do projeto Game Case, Alana Oliveira.

A grande diferença entre o Serious Games e os demais jogos é o foco em propósitos específicos de aprendizagem, ou seja, existe um objetivo a ser trabalhado e desenvolvido durante o jogo, por meio de um roteiro, informações e formato mais adequado.

No Brasil, devido a algumas disparidades sociais, surgem certas limitações tecnológicas, fato que dificulta ainda mais a democratização do conhecimento. “No entanto, com o empenho de diversas instituições, essa realidade está ganhando um novo cenário. Em parceria com o Grupo SAITE e por meio de um trabalho colaborativo e multiprofissional, a UNA-SUS-UFMA tem se empenhado para a criação e desenvolvimento de jogos que visam atenuar limitações existentes em procedimentos reais na área da saúde”, ressalta Alana.

Assim, nos mais diversos formatos, desde quizzes até simulações de casos clínicos, e sempre pautados em situações problema, o universo dos games da UNA-SUS-UFMA se expande ainda mais com o lançamento de novos jogos educativos que exploram as mais variadas temáticas, como: Atenção Básica, Gestão Pública, Saúde Bucal na APS, Cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência, entre outras abordagens.

Novas estratégias na pandemia — O cenário inesperado e urgente demandou esforços para produzir cursos com uma celeridade pouco vista na área. Diante dos desafios, a Designer Instrucional na UNA-SUS-UFMA, Karoline Trindade, apresentou novas estratégias de ensino e aprendizagem para desenvolver, de maneira remota, a função com excelência. O resultado de seu trabalho rendeu uma premiação na 6ª edição do Prêmio Ser Humano (PSH).

“Para desenvolver as atividades com eficiência na pandemia, apresentamos a seguinte estratégia: treinamento com seis etapas em um período de 3 meses, colocando o profissional diretamente na prática, apostando em uma aprendizagem baseada na resolução de problemas e permitindo ainda feedbacks formativos, com o intuito de melhorar o trabalho de novos colaboradores para exercerem a função de designer instrucional de forma remota. A estratégia mostrou-se eficiente, considerando-se que as potencialidades superaram as fragilidades na implementação, para que o novo colaborador trilhe o seu caminho na instituição sem maiores percalços”, explica Karoline.

Adotando novas diretrizes e o modelo remoto para dar continuidade aos seus trabalhos, a UNA-SUS-UFMA não parou de produzir conteúdo para a plataforma. Entre as capacitações lançadas nesse período, destaca-se o curso “Reabilitação do paciente com condições pós-covid”, que alcançou números expressivos de matrículas e foi um dos primeiros na temática a ser produzido pelas instituições integrantes da Rede da Universidade Aberta do SUS.

“O conteúdo foi planejado com o intuito de qualificar e ampliar os conhecimentos dos cursistas quanto ao cuidado especializado e humanizado destinado aos pacientes com condições clínicas pós-covid. O nosso propósito sempre foi o de promover assistência de maneira individualizada, com estratégias que visem ao aumento na qualidade de vida do indivíduo”, frisa Ana Emilia.

Inclusão Digital — Considerando os requisitos impostos por padrões internacionais e pelas diretrizes de Acessibilidade Digital do Governo Federal, além de buscar uma maior inclusão de alunos e o acesso mais completo aos ambientes e recursos disponibilizados, a UNA-SUS-UFMA se tornou uma referência em inclusão digital na educação a distância.

“Cada vez mais as universidades e outras instituições serão cobradas por inclusão digital. Apesar de termos leis e diretrizes voltadas à acessibilidade, a UNA-SUS-UFMA foi pioneira no conteúdo mobile e no trabalho com designer da interação e experiência do usuário em seus produtos educacionais”, revela Davi Viana, especialista em Acessibilidade Digital e Análise de Sistemas.

De acordo com o reitor Natalino Salgado, esse resultado é reflexo da mobilização e qualificação dos profissionais da DTED. “Nossos esforços, nesta gestão, têm sido a modernização de processos e inovação, cuja DTED tem conseguido destaque na criação de alternativas no ensino a distância. A excelência do trabalho é ilustrada nesse grande número de profissionais que buscam a UNA-SUS-UFMA para ampliar seu conhecimento e obter uma qualificação de qualidade na educação em saúde”, declara o reitor Natalino Salgado Filho.

Por: Maiara Pacheco/Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

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