Disponibilizada a consulta pública para a escolha dos dez primeiros homenageados para a Comenda 200 Anos de Imprensa no Maranhão

publicado: 01/04/2021 09h00, última modificação: 31/03/2021 14h06

A Universidade Federal do Maranhão, realizará de 1º a 15 de abril, uma consulta pública para a escolha dos dez primeiros nomes que serão homenageados com a Comenda 200 Anos de Imprensa no Maranhão. A consulta tem como objetivo a escolha dos agraciados e o formulário no Google Forms será disponibilizado e compartilhado nas redes sociais da UFMA, no qual cada pessoa interessada poderá escolher três nomes de qualquer área da imprensa, inclusive da docência.

“O formulário será enviado preferencialmente para aqueles que têm vínculo com a área de comunicação e de imprensa como jornalistas, repórteres, fotógrafos e editores que trabalhem na área da imprensa”, ressalta o vice-reitor e diretor de Comunicação da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

Ao encerramento da consulta pública a comissão avaliadora fará uma contagem de votos para apurar os mais requisitados, que comporão a lista dos dez primeiros agraciados. Ao todo serão entregues 50 comendas, em que as outras 40 serão determinadas pela comissão dentro de critérios definidos. Essas comendas serão entregues no dia 18 de novembro numa cerimônia possivelmente presencial no Palácio Cristo Rei, marcando o encerramento das ações de comemoração dos 200 anos da imprensa no Maranhão.

Saiba mais

Em abril de 1821, era fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Athenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão: chamava-se “O Conciliador do Maranhão”, se tornando o marco do início da atividade jornalística maranhense, que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse marco, a UFMA está organizando este ano uma série de eventos, que estão sendo organizados e efetivados pela Diretoria de Comunicação (DCom) da UFMA. A primeira ação foi formar uma comissão em janeiro para efetivar a implantação da comenda dos 200 anos de fundação da imprensa no Maranhão. A comissão também se reuniu no dia 12 de março para determinar os critérios de entrega da honraria aos agraciados e propor a consulta pública.

Confira o formulário e indique os nomes das personalidades da imprensa maranhense

Por: Michelle Sousa

Produção: Marcos Paulo Albuquerque