Notícias

Comunicação e Pesquisa: UFMA promove segundo curso de capacitação em Media Training

publicado: 14/05/2025 15h07, última modificação: 14/05/2025 15h20
Comunicação e Pesquisa: UFMA promove segundo curso de capacitação em Media Training

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), promove aulas de Media Training para pesquisadores da Fapema. As aulas ocorrem na UFMA e preparam os cientistas para entrevistas, eventos públicos e para se destacarem nas redes sociais. Os pesquisadores vão aprofundar em técnicas de entrevistas, práticas em vídeo e estratégias de comunicação científica para enriquecer os seus trabalhos futuros. 

A professora do Departamento de Comunicação da UFMA e também uma das ministrantes das aulas, Luiziane Saraiva, comenta o intuito da ação. “O objetivo do projeto de Media Training é preparar porta-vozes para divulgarem suas pesquisas no Maranhão. Os pesquisadores maranhenses que são financiados pela Fapema, para que esses pesquisadores possam divulgar suas pesquisas, dar conhecimento do que está sendo pesquisado, mas, acima de tudo, a proposta também auxilia na accountability dessas pesquisas e desses pesquisadores, porque é uma prestação de contas à sociedade. Há uma necessidade, há uma urgência de transparência sempre e é uma forma muito importante, a partir da divulgação científica, de que a sociedade saiba o que é feito com esses recursos, saiba quais são as pesquisas que estão em produção, em andamento, ou que já foram realizadas, a relevância disso, e que entendam de que forma parte dos nossos impostos, como sociedade, são utilizados para a promoção das descobertas científicas, para a promoção da ciência no Maranhão”, destacou.

Os módulos serão ministrados por professores e profissionais da comunicação da UFMA e visam capacitar os pesquisadores para lidar com entrevistas, redes sociais, podcasts e outros formatos midiáticos. O curso é firmado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica que tem por objetivo fortalecer as ações de divulgação científica no estado. 

Segundo a coordenadora-geral do projeto, Josie Bastos, a iniciativa é promovida para pesquisadores, bolsistas e ex-bolsistas da Fapema. “O segundo curso integra o nosso calendário, que vai até novembro, com os cursos aqui na Universidade Federal do Maranhão, com os pesquisadores, bolsistas e até ex-bolsistas também da Fapema, que são convidados para participar. Eles terão acesso a toda a estrutura aqui de comunicação: rádio, TV, para que possam treinar a parte teórica, dada por professores e profissionais muito competentes e também ter a parte prática, ter o seu vídeo, o seu material audiovisual, para que ele possa buscar, olhar na hora e poder aprimorar e dar mais qualidade na entrevista durante o seu diálogo com a mídia ou com o seu próprio perfil profissional, o seu perfil pessoal e falar da divulgação da pesquisa científica”, detalhou. 

Os resultados do primeiro módulo já começaram a aparecer, com reflexo positivo na formação, na maneira de comunicar sobre ciência, e na construção de um ambiente mais colaborativo.

Um dos participantes, docente do Curso de Medicina da UFMA, pesquisador Ângelo Santiago, deu detalhes sobre essa experiência vivida no media training. “A importância do Curso de Media Training é explorar mais nossos conhecimentos de oratória para que possamos explicar melhor ao público o que pesquisamos e buscamos, e isso é importante para que a população, de uma forma clara, saiba o que o pesquisador transmite, de uma forma objetiva à população”, disse.

O curso terá dez turmas, incluindo oficinas, rodas de conversa com profissionais da imprensa, e atividades práticas da comunicação. As inscrições para o terceiro curso de capacitação em Media Training estão abertas, com vagas limitadas e podem ser realizadas por meio do formulário (clique aqui)

Por: Aline Vitória e Theophilo Moraes

Fotos: Thyago Polary

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: