Colação de grau dos cursos do CCBS e CCSO confere graduação a 129 estudantes no Centro de Convenções da UFMA

publicado: 28/09/2022 13h24, última modificação: 05/10/2022 11h24

O dia 27 de setembro de 2022 ficou marcado para 129 estudantes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Centro de Ciências Sociais como uma das maiores realizações de suas vidas, com a respectiva cerimônia de colação de grau, que, para eles, representa o fechamento de um dos mais importantes ciclos da vida profissional, um momento de conclusão em que todo o esforço empregado em comparecer às aulas, fazer “provas impossíveis”, ler “textos infinitos” e fazer “trabalhos dificílimos” é recompensado.

No segundo dia de solenidade, uma das alunas que muito celebrou foi Debora Ferreira Moraes Guimarães, agora bacharela em Educação Física, que contou estar animada para seu futuro profissional e que sempre quis estudar em uma faculdade pública. “Quando eu consegui minha vaga aqui na UFMA, eu fiquei muito feliz, e era para o curso que eu queria. Foram quatro anos de muita luta, mas foram muito importantes para minha vida pessoal e profissional”, afirmou.

Além do caminho tradicional — seguir a carreira profissional após a outorga do grau — a Universidade também possibilita aparatos para a carreira acadêmica. Rivaldo Júnior, formando de Oceanografia, revelou que prefere seguir a carreira acadêmica e se especializar cada vez mais. Por outro lado, a colação de grau é também a realização de um sonho também aos familiares, como contou Lucineide Braga, mãe de Mateus Braga, também do Bacharelado em Educação Física: “Como mãe, a gente sonha. Na pré-escola, no ensino fundamental, médio e agora na graduação. É o término de uma caminhada de um sonho de uma mãe”, declarou.

O vice-reitor, professor Marcos Fábio, que representou o reitor Natalino Salgado na solenidade, ressaltou o papel da Universidade em ofertar qualificação profissional de terceiro grau de modo público e gratuito. “Para nós, da universidade, essa é a simbologia do nosso papel: nós somos uma entidade formadora de pessoas, profissionais e cidadãos, e, quando chegamos a este momento, vemos a concretização do trabalho que fizemos”, afirmou.

A pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, também falou sobre a cerimônia como um momento de integração da Universidade, dos egressos e da família. “É um momento realmente muito especial, por causa de todo aquele sofrimento, aquela partilha que houve durante toda a graduação. É um momento de satisfação em que se vê que valeu a pena”, comentou.

Além da cerimônia, há todo um contexto “extraordinário” sobre o evento, nas palavras da professora Lindalva Maciel, diretora do Centro de Ciências Sociais. “Essa colação e a anterior representam muito para nós porque foram alunos que conseguiram concluir o curso num momento de pandemia, então, para nós, é momento de muita comemoração e agradecimento, principalmente às famílias, que deram apoio aos alunos e às alunas, e aos professores, que deram sustentação para essa formação”, realçou.

Confira todas as fotos