Notícias

Câncer de boca é pauta no quadro Rádio Opinião, em entrevista com diretor da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão

publicado: 17/11/2022 11h18, última modificação: 17/11/2022 22h06
Índices de mortalidade alta de câncer de boca provocam alerta

Na quinta-feira, 10, o quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106 recebeu Fabrício Saraiva, diretor da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Clínica Sorrir, para falar sobre câncer de boca, doença que pode se manifestar por diversas formas, entre elas feridas na boca e dor na garganta.

O diretor falou como a doença possui alta mortalidade mesmo sendo preventiva, uma vez que acomete principalmente usuários de próteses dentárias, pacientes tabagistas e trabalhadores que têm maior exposição solar. Ele explicou a necessidade da divulgação de mais informações sobre esse tipo de câncer. “É muito importante que a gente conscientize a população sobre essa doença e procure o atendimento precoce, pois a identificação é bem clara, assim como a solução”, comentou.

O câncer de boca é uma realidade no Brasil e uma doença que tem uma mortalidade muito alta. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2022, haverá 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil, o que torna os cuidados e a prevenção fundamentais.

Foi destacado no programa que exposição ao Sol é um fator que, em excesso, pode causar a doença. “A região da boca é muito sensível e, por vezes, os trabalhadores ficam numa exposição exacerbada sem a proteção solar devida, o que pode acabar acarretando em uma lesão na boca”, afirmou o diretor de Especialidades Odontológicas.

Ele ressaltou que pessoas que apresentam lesões na cavidade oral como língua, bochecha e gengiva, na parte debaixo da língua, precisam se direcionar imediatamente a um especialista e procurar saber a causa desses sintomas.

Confira a entrevista completa:

Por: Jessica Santos

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: