Notícias

“Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade”, revista de Grajaú que promove pesquisas sobre a história da filosofia no Maranhão

publicado: 22/08/2022 08h00, última modificação: 23/08/2022 09h34
O Centro de Ciências de Grajaú criou a revista como parte do processo de valorização da filosofia nos territórios regional e nacional
“Barricadas Filosofia e Interdisciplinaridade”, revista de Grajaú que promove pesquisas sobre a história da filosofia no Maranhão.jpg

No dia 1° de agosto de 2022, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Comunicação (DCom), deu início à série “Revistas do Continente”, com a finalidade de dar mais visibilidade para as produções das revistas científicas dos câmpus do continente vinculados à UFMA. A série visa difundir, a cada segunda-feira, periódicos que têm sido organizados pelos cursos dos câmpus existentes no Maranhão.

Na série de hoje, você, que é aluno, professor ou pesquisador da UFMA, terá a oportunidade de mergulhar um pouco mais na história da revista científica “Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade”, do Centro de Ciências de Grajaú. A série “Revistas do Continente” não é apenas uma condecoração, mas, sim, uma homenagem da Universidade à cidade que acolheu a instituição, e acolhe, todos os dias, com sua simpatia, sabedoria e generosidade, todos aqueles que ali aportam, por meio da UFMA.

Criada em julho de 2020, durante o cenário da pandemia de covid-19, a revista é resultado do trabalho árduo e coletivo de professores dos câmpus do continente da UFMA. Para tanto, ela surgiu com o desafio de ser um espaço aberto a debates filosóficos, bem como interdisciplinares entre as áreas da Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Naturais e Educação.

Atualmente, estão na direção da revista o professor e coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Câmpus de Bacabal, Francisco Vale Lima, e o docente e coordenador do curso de Licenciaturas em Ciências Humanas do Câmpus de Grajaú, Ubiratane Morais Rodrigues, na qual ambos atuam como editores-chefes. Em entrevista concedida à DCom, o professor Ubiratane Rodrigues destacou que a interdisciplinaridade — conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais áreas do conhecimento — é uma das principais marcas da pesquisa contemporânea na área de humanas. “Esse conceito busca oferecer à comunidade do interior do Maranhão uma formação ampla e diversificada em humanas, que é representada pela Filosofia, Geografia, História e Sociologia”, completou.

Vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Geografia, Câmpus de Grajaú, e por ser interdisciplinar, a revista tem como resultado o processo de consolidação da filosofia no interior do estado, sobretudo docentes engajados em organizações de eventos pelos câmpus, como, por exemplo, a Jornada Interdisciplinar de Filosofia, que ocorre todo ano, em um município diferente, desde 2013, reunindo pesquisadores regionais, nacionais e internacionais. “Sendo fruto desses esforços e compromisso com a Filosofia, temos diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais, como publicações de livros e organização de coletâneas”, relatou Rodrigues.

Ele explicou que, em consequência da covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, a revista ficou impossibilitada de continuar com a sequência de publicações. “Por ora, possuímos apenas uma edição, entretanto, em reunião com a Comissão Editorial e, posteriormente, com a equipe do portal de periódicos da UFMA, reestruturamos a nossa revista. Assim, teremos, ainda este ano de 2022, a normalização dessas publicações científicas”, complementou.

O principal objetivo da revista é promover e divulgar pesquisas científicas, a fim de fortalecer a filosofia no local, além de publicação de artigos, traduções, resenhas, ensaios, entrevistas, notas de pesquisa ou relato de experiência nas áreas das Ciências Humanas. “A Barricas Filosóficas é só mais um elemento, entre outros, que conecta pesquisadores na área da filosofia do nosso estado. Ademais, há uma rede de ações em todos os câmpus da Universidade atuando na produção, no fortalecimento e na visibilização do conteúdo”, lembrou.

A submissão de manuscritos na “Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade” segue os mesmos procedimentos das revistas científicas. Primeiro, é necessário que o interessado faça seu cadastro no site da revista e, como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens que o periódico exige. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Contribuição da revista para o Centro de Ciências de Grajaú

“Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade” é um portal de acesso ao conhecimento, um instrumento de democratização e de desenvolvimento da ciência, na região de Grajaú. Na revista, é possível encontrar artigos como “O ensino de Filosofia: reflexão sobre o reconhecimento dos professores e os novos instrumentos metodológicos”, que discute, entre outras questões, o reconhecimento docente dos profissionais da área em decorrência dos desafios do ensino remoto, por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação propostos na sociedade contemporânea; e “Uma crítica aos pressupostos do populismo”, que trata dos pressupostos teóricos do conceito de populismo, tal como formulado pelo cientista político Francisco Weffort entre as décadas de 1960 e 1970.

“Esses artigos contribuem tanto na circulação de conteúdos científicos e debates sobre os temas publicados, como na visibilidade do câmpus no cenário nacional, despertando, assim, o interesse dos discentes para pesquisas e publicações científicas na nossa revista”, ponderou o editor-chefe.

Acesse a revista “Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade”

Confira as matérias já produzidas da série:

InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, câmpus de Grajaú, tem classificação Qualis A2 da Capes

Conheça a Revista Humanidades & Educação, o periódico do curso Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus Imperatriz

“Terra de Pretos”, revista que promove pesquisas sobre história, educação, ensino, ciências e matemática

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: