UFMA realiza colação de grau de mais de 35 alunos do curso de Medicina do Câmpus de Pinheiro

publicado: 30/03/2021 17h16, última modificação: 30/03/2021 17h16
4e428b64-909c-4e0c-842b-7b8c935817bd.jpeg

Na terça-feira, 23, foi realizada a Cerimônia de Colação de Grau referente ao segundo semestre de 2020 de mais de 35 alunos do curso de Medicina do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, do Câmpus de Pinheiro. A cerimônia foi realizada de forma virtual e com transmissão ao vivo pelo canal STI UFMA Youtube.

O reitor Natalino Salgado fez referência ao famoso psiquiatra Carl Jung, responsável pela fundação da psicologia analítica: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. É só o que nós desejamos pra vocês: uma ética, a ciência, o conhecimento médico, sem perder esse espírito da alma humana”.

O paraninfo oficial, professor João de Deus Cabral Júnior, citou que espera comportamentos éticos, morais e a humildade dos novos profissionais. “Não sei como atuarão no exercício da profissão, até porque agora isso é de responsabilidade exclusiva de cada um de vocês, mas espero que, antes de qualquer atitude ou prática profissional, possam expressar comportamentos éticos e morais, que tenham honestidade intelectual, que saibam ser humildes e possam também ter consciência da própria ignorância”, aconselhou.

O orador oficial, Rafael Lima Soares, falou de dois momentos opostos aos quais os profissionais da Medicina estão expostos diariamente e sobre o dever, acima de tudo, de cada um deles: “O caminho da medicina é calçado por nascimentos, mas também por mortes. Pela felicidade de comunicar um resultado negativo para uma doença grave e sem tratamento, mas também por notícias difíceis. Pelo desejo de justiça e também pelo dever de preservar a vida independente dos crimes cometidos por nossos pacientes. Sigamos firmes com o ensinamento do Papa Francisco durante o nosso exercício profissional”, declarou, fazendo referência à defesa do Papa pela preservação da vida acima de qualquer coisa e o perdão, independentemente do que a pessoa tenha feito.

Assista a colação completa no STI UFMA:

Saiba mais

A mesa virtual foi composta pelo reitor Natalino Salgado Filho; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Mattos; a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristina Valente Viana; pela diretora de ações especiais, Lorena Carvalho de Azevedo, representando a Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra; pelo diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, Alexandre Vitor de Lima Fonseca; pelo coordenador do curso de Medicina, professor Raimundo Nonato Martins Fonseca; e pela coordenadora adjunta do Câmpus de Pinheiro, Andrea de Neiva Ganja.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo