UFMA divulga resoluções para utilizar componentes híbridos e EAD nos cursos de graduação presenciais

publicado: 02/09/2022 11h01, última modificação: 02/09/2022 11h01
31d3b357-6926-43b5-88fd-7c7c34a58065.jpeg

Considerando que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme art. 205 da Constituição Federal de 1988, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) publicou, dia 24 de agosto, duas resoluções: uma de utilização de componentes híbridos e outra de componentes EAD nos cursos de graduação presencial da Universidade.

O processo híbrido de ensino e aprendizagem caracteriza-se como abordagem metodológica flexível, ativa e inovadora que orienta a atividade docente, estimulando a autonomia e o protagonismo dos estudantes, a interação entre eles e com os docentes, integrando atividades acadêmicas presenciais ou virtuais, síncronas ou assíncronas, com a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

As atividades educacionais híbridas podem ser organizadas na forma institucional e curricular, de modo a proporcionar a interação de atividades presenciais e remotas, com práticas diversificadas de atividades de aprendizagem vinculadas às respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O componente hibrido complementa e agrega possibilidades de organização e de práticas pedagógicas flexíveis e inovadoras de forma a estimular e acolher currículos estruturados por competências de aprendizagem, bem como as interações entre a graduação, a pesquisa e a extensão.

A Educação a Distância (EAD) é compreendida como a modalidade na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem para a realização de ações acadêmicas planejadas ocorre com uso de metodologia que viabilize o emprego de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), associadas a sistemas de gestão e de avaliação que lhe são peculiares, com políticas de acesso, envolvendo estudantes e profissionais da educação (em equipe multidisciplinar), que desenvolvam atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos, tanto de forma síncrona quanto assíncrona.

Os componentes curriculares na modalidade EAD que utilizam a mediação tecnológica se caracterizam pela substituição de atividades letivas presenciais, por atividades letivas a distância, cujas estratégias didático-pedagógicas realizadas pelo docente responsável pela ministração do respectivo componente curricular são viabilizadas pela mediação tecnológica, com alternância de momentos e atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas envolvem a comunicação em tempo real, em que docentes e discentes estão conectados simultaneamente em um ambiente virtual de aprendizagem. As assíncronas envolvem a comunicação em diferentes tempos, em que não há necessidade de conexão simultânea entre docentes e discentes em um ambiente virtual de aprendizagem.

Acesse as resoluções

Resolução Nº 2.638-CONSEPE