UFMA busca fortalecer parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís por meio do Coapes

publicado: 26/06/2024 13h41, última modificação: 26/06/2024 13h41
b2390bf9-5087-4cf6-b32c-dea3362e297f.jpeg

Em um movimento estratégico para fortalecer a integração entre ensino e saúde pública, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da gestão superior, reuniu-se, na quinta-feira, 20, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) para apresentar as principais demandas da instituição no que tanje à formação prática dos alunos. O encontro, que ocorreu na sede da Semus, teve por objetivo principal dar celeridade ao processo de formalização de uma parceria por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes).

O contrato visa beneficiar discentes da UFMA e  municípios parceiros, uma vez que a Universidade assume o compromisso de desenvolver atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão com a prestação de serviços de saúde, com base nas necessidades sociais em saúde e na capacidade de promover o desenvolvimento regional no enfrentamento de problemas de saúdes locais e regionais.

"Nós estivemos aqui com a secretária Ana Carolina, a quem solicitamos celeridade na finalização do processo para a assinatura do Coapes, que é um documento que assegura que os nossos alunos de medicina possam realizar estágios na rede de saúde municipal”, explica o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

Cecilma Teixeira, diretora de desenvolvimento acadêmico da DIDEG, frisa a importância da reunião para firmar parcerias entre instituições: “Eu acho que é um encontro muito válido, pois, para darmos prosseguimento ao protocolo, precisamos dialogar e chegar a um consenso que possa levar adiante nosso propósito, que é o bem comum e o desenvolvimento acadêmico da área da saúde, além de estreitar os laços da Universidade com a Secretaria Municipal de Saúde, que são órgãos públicos”.

Secretária da Semus, Ana Carolina Marques salientou a parceria já existente entre a UFMA e a Semus, por meio do Hospital Universitário, e destacou a importância de manter cooperação com a UFMA. “Foi uma conversa inicial de gestão, e temos um convênio, uma parceria muito forte com o Hospital Universitário,com o Materno Infantil, acho que esse foi um momento de conversa, de alinhamento, de ver as necessidades de um lado e as necessidades do outro, observando sempre as duas partes com relação aos alunos e ao nosso convênio”.

Os próximos passos incluem reuniões de alinhamento estratégico com o objetivo de firmar a parceria com a Semus com a assinatura do Coapes.

O que é a COAPES?

O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde foi originado na Lei do Mais Médicos, em 2013, prevendo que as Instituições de Ensino Superior deveriam celebrar contratos com o gestor municipal do SUS para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente, nos serviços previstos por meio da Política Nacional de Atenção Básica.

Por: Karina Soares

Foto: Valdo Tavares